Educação a Distância: Uma Janela Aberta para os Aposentados – Boletim nº 120
A inesperada e surpreendedora chegada da INTERNET alterou eloquentemente o modo de vida das pessoas em toda aldeia global, provocando mudanças inquestionáveis, principalmente nas relações pessoais e profissionais.
Acompanhados da majestosa Internet, princesa da comunicação e informação, vieram os novos desafios que imperativamente exigiram mudanças rápidas e constantes em todas as organizações públicas e privadas, na vida pessoal de qualquer cidadão, de todos os lugares e de todas as idades.
A evolução tecnológica desenfreada definiu competências a serem adquiridas por todos aqueles que lutam pela sobrevivência, dentro deste novo cenário de uma realidade com foco na era digital.
Indubitavelmente a Educação a Distância foi bastante beneficiada com o advento das novas tecnologias. Viu-se nas últimas décadas toda a comunidade educacional se mobilizar em busca da superação das inúmeras dificuldades culturais e sócio-econômicas, a fim de entrar no barco e navegar livremente em alta velocidade, no mesmo ritmo dos outros setores que dão sustentabilidade ao nosso planeta.
O Ministério da Educação, por meio do Decreto 5.622, de 19.12.2005 define “a Educação a Distância como a modalidade educacional na qual a mediação didático-pedagógica nos processos de ensino e aprendizagem ocorre com a utilização de meios e tecnologias de informação e comunicação, com estudantes e professores desenvolvendo atividades educativas em lugares ou tempos diversos”. Portanto, profissionais ou alunos de cursos online, carregam o privilégio de realizar suas atividades de qualquer lugar e a qualquer hora, desde que estejam conectados pela internet.
Segundo João Matar em seu livro Guia da Educação a Distância-EaD é “possível dividir a história da EaD em três grandes gerações: (1) cursos por correspondência (2) novas mídias e universidades abertas; e (3) EaD Online”.
Um exemplo memorável da Educação a Distância é O Instituto Universal Brasileiro, um dos pioneiros da (EaD) no Brasil, originado em 1941, com cursos por correspondência realizados por milhares de brasileiros, colaborando para o preparo de profissionais capazes e produtivos através dos cursos profissionalizantes, supletivo e, agora, ensino técnico, conforme informação em seu próprio site atualmente ofertando também cursos online, inclusive para crianças, pais e avós, uma iniciativa meritória, pois, contribui com a integração de toda a família, fomenta espontaneamente do estudo compartilhado, onde todos aprendem e reaprendem coletivamente e, ainda fortalece vínculos afetivos entre as gerações dos Baby Boomers, X, Y e Z, chamados respectivamente de imigrantes digitais e nativos digitais.
Atualmente, muitas pessoas aposentadas estão adotando novas práticas, elegendo a Educação a Distância como uma atividade tanto para aprender quanto para ensinar, exercitando duas dimensões da roda da satisfação da vida, por vários motivos (aprender algo novo, trocar e compartilhar experiências, disseminar conhecimentos adquiridos de maneira prazerosa, aumentar o grupo de amigos, agregar algum valor financeiro, sem a necessidade de estar preso a local e horário fixo), devido a flexibilidade espacial e temporal que a modalidade possibilita, destacando entre as atividades de EAD: a Tutoria em Cursos Online.
As vantagens da Educação a Distância abrem um leque de oportunidades para a sociedade brasileira, entre elas podemos destacar o acesso democrárico ao conhecimento, o estudo do conteúdo padronizado em todas as turmas, a ampliação do número de participantes em treinamentos, simultaneamente, ou em grande escalas, melhoria na qualidade dos conteúdos normalmente gravados (vídeoaulas) por professores renomados, assistidas e comentadas por todos os alunos sem distinção de local em que trabalha e reside, a troca de conhecimentos e experiências com pessoas de diferentes instituições, estados, municípios ou países, a redução de gastos com deslocamentos, hospedagem e alimentação, economia de tempo, resultando em melhor qualidade de vida.
Para finalizar vale ressaltar que quando possível os encontros presenciais são valorosos, pois, consagram as práticas virtuais, oportunizam o enlace do abraço, possibilitam o experimento sensacional do olho no olho, o contato humano, que provavelmente nunca será totalmente substituído, apesar dos inúmeros benefícios da era tecnológica.
Eva Rocha de Azevedo Torreias
Professora aposentada pela Secretaria de Educação do Distrito Federal e atualmente estudando Administração de Empresas. Foi Coordenadora do Centro de Educação a Distância na Escola de Administração Fazendária-ESAF. Atualmente é sócia e diretora executiva da Escola Virtual Aberta-EVA. (eraeva2002@gmail.com)
Obs.:O Clube dos Desaposentados oferecerá em parceria com a Escola Virtual Aberta o curso de Capacitação de Tutores em EAD. Informações e inscrições em www.escolavirtualaberta.com.br ou www.desaposentado.com.br
Eis a oportunidade que muitos de nós aposentados que deixamos a faculdade e ou outro meio de estudo, ficamos desatualizados por acomodação, talvez seja a maneira mais prática e eficaz de reviver novamente a sala de aula virtual.
Parabéns pela oportunidade quem estão disponibilizando em nosso site.
Gostaria de saber sobre Pedagogia EAD