DESAPOSENTADORIA: Um novo conceito – Boletim nº 136

O termo “desaposentadoria” é um neologismo que visa desconstruir, desfazer, desmanchar, derrubar e desacreditar falsos mitos e preconceitos em torno da aposentadoria. Qual foi a inspiração e como surgiu o termo?

Eu inicie trabalhando na preparação para a aposentadoria em 2004, com um curso intitulado “Faça como as águias e renove-se para novos e altos voos”. Prestes a iniciar um desses cursos, numa sexta feira, uma pessoa de RH de uma grande organização me telefona pedindo para excluir um funcionário da lista dos participantes do curso que iniciaria na segunda feira da semana seguinte. Perguntando qual razão, ela me responde: “O Carlos não pode fazer o curso, pois se aposentou nesta semana”. Mais uma razão para ele fazer o curso, que tem justamente o objetivo de prepará-lo para a transição, falei então. E ela me respondeu: “Mas ele não pode participar, pois é um inativo, e meu sistema não permite que pague um curso para uma matrícula inativa”. E aí veio toda lembrança, inclusive de meus tempos de executivo, quando o procedimento era idêntico. Inativo, quanta infelicidade nesse termo, infelizmente ainda utilizado em muitas organizações. Resumindo o fato: o Carlos fez o curso como meu convidado.

Na época, eu estava concluindo minha formação holística, junto à Unipaz, e precisava de um assunto para a minha obra prima (monografia). Foi aí que surgiu a inspiração de criar o conceito desaposentadoria, aplicando o prefixo “des” antes do termo aposentadoria, justamente para promover a desconotação, a desestigmatização e a desrotulação negativas que cercam essa fase de transição de vida.

Meu conceito é diferente do Governo, que entende desaposentadoria, ou melhor, desaposentação, quando uma pessoa pede o cancelamento de seu benefício, na busca de um beneficio maior.

São três as definições do termo desaposentado:
• Desaposentados são os aposentados que continuam sonhando, que transformam os sonhos em projetos e os projetos em vida.
• Que se ocupam com atividades prazerosas e continuam contribuindo com a sociedade.
• Que rimam aposentadoria com filosofia, sabedoria, poesia e alegria.

Mais do que uma palavra inventada, desaposentado é um novo conceito de vida. Não se trata de uma metodologia que tenha como objetivo fazer com que você volte a ser o executivo ou profissional que foi no passado. O objetivo não é apregoar que as pessoas devam trabalhar como alucinadas pelo resto das suas vidas, mas, sim, a não tratar o ócio como um ícone de desocupação, inclusive e, principalmente, da mente.

Existe um segundo tempo da vida, que deve ser enfrentado de forma inteligente, caso contrário, os exemplos mostram que há uma forte tendência a ocuparmos a mente com ideias que não contribuem para o futuro. O como não tem uma fórmula que possa ser aplicada de maneira universal, cada um deve desenvolver a sua, de acordo com seus anseios, objetivos e necessidades de realização pessoal e ser feliz.

Eu acredito que todo aposentado é ainda um ser produtivo e que tem competências e habilidades que não conhece, mas muitos não descobrem justamente pela falta de investimentos, especialmente no autoconhecimento.

Cada um tem um potencial para desvendar. Mas é preciso um querer, um movimento. As pessoas podem romper vários casulos que cruzam seus caminhos de vida. Sair dos casulos e descobrir outros, esse é um dos grandes desafios na pós-aposentadoria. Pense sobre isso e muito obrigado

Que Deus o (a) proteja junto a seus familiares.

Um fraternal abraço e até o próximo artigo

Armelino Girardi
Palestrante e consultor em desenvolvimento de pessoas é o criador e mantenedor do portal www.desaposentado.com.br, idealizador e catalisador do Clube dos Desaposentados.

Deixe uma resposta

Comentários Recentes