Sonho – 1º estado da aposentadoria ativa – Boletim nº 142
“Eu não sou do tamanho de minha altura, mas do tamanho do que vejo; e o que vejo são os meus sonhos” (Fernando Pessoa)
Esta brilhante frase serve como uma luva para simbolizar a visão que tenho da vida do aposentado. Quem entrou na contagem regressiva ou já se encontra aposentado deve continuar alimentando sonhos e ideais a médio e longo prazos.
E esta é uma questão essencial para que os aposentados tenham uma aposentadoria ativa, com algo que os motive a levantar cedo e ocupar-se, prazerosamente, com atividades que lhes dê brilho nos olhos.
Mesmo sendo aposentado é preciso alimentar sonhos e ideais para continuar a viver. Se você não tiver sonhos e um projeto pessoal de vida, fatalmente vai acabar cumprindo projetos dos outros. Cuidado para não ser chamado de “já que” por seus familiares, parentes e amigos. Quero dizer: “Já que você está aposentado, não quer ir ao supermercado para mim…?”, “Já que você não tem o que fazer, não quer juntar as folhas caídas no jardim…?”, “Já que você está desocupado e tem tempo de sobra, não quer ficar na fila do banco e pagar uma conta para mim…?” – e assim por diante.
Estar aposentado não é estar desocupado e ficar preenchendo seu tempo com atividades dos outros, muito pelo contrário, pode-se estar aposentado e mais ocupado do que se esteve durante toda a vida, só que, agora, com os seus projetos e objetivos pessoais.
Portanto, sugiro que aproveite toda a experiência que você adquiriu durante anos de trabalho e estabeleça seu projeto pessoal de vida. Essa é a oportunidade de repensar sua vida, de fazer um balanço de suas realizações no campo profissional, pessoal e familiar, computando erros e acertos. É o momento de definir ou reavaliar sua missão pessoal, suas novas atividades e ocupações. É o momento de resgatar e aprofundar seus valores, com reforço das relações familiares, de amizade e na busca constante da melhoria da qualidade de vida. É o momento também de listar suas forças e fraquezas, além de estabelecer as ações de melhoria em cada uma das dimensões da vida, necessárias para realizar seus sonhos e alcançar seus objetivos.
Faça uma parada e reflita sobre seu futuro como aposentado. Deixe a imaginação fluir e coloque no papel as suas maiores aspirações profissionais e pessoais.
Mas procure ser realista: nada de descrever uma sequência de conquistas que pareçam impossíveis de realizar. Isso pode causar frustrações e desilusões lá na frente. Este exercício vai ajudá-lo a relacionar e selecionar suas prioridades. É fundamental saber aonde você quer chegar, estudar o melhor caminho, verificar se o que você tem na bagagem é suficiente ou necessitará conseguir algo pelo caminho.
Busque nos sonhos a possibilidade de inventar seu futuro. Todavia, lembre-se de que a realização de um sonho depende de muito suor, dedicação e esforço. Ninguém vira um vencedor da noite para o dia. É preciso que se tenha um projeto pessoal de vida. Pense nisso e mãos à obra.
Que Deus o (a) proteja junto a seus familiares
Um fraternal abraço e até o próximo artigo.
Armelino Girardi
Palestrante e consultor em desenvolvimento de pessoas, criador e mantenedor do portal www.desaposentado.com.br e da escola virtual www.eadesaposentado.com.br