Fraternidade e superação da violência – CF 2018 – Boletim nº 161

A Campanha da Fraternidade 2018 (CF 2018) é realizada todos os anos pela Igreja Católica no Brasil durante o período da Quaresma, é coordenada pela CNBB e envolve todas as comunidades cristãs católicas e ecumênicas do Brasil. Tem como principal objetivo despertar a solidariedade de todos os seus fiéis e da sociedade brasileira, em um problema que envolve todos nós, buscando assim uma solução para resolver esses determinados problemas.

Todos os anos, são escolhidos temas, e o Tema para 2018 é: “Fraternidade e superação da violência, tendo como lema Em Cristo somos todos irmãos (Mt 23,8)“.

A CF 2018 traz um alerta para a sociedade brasileira. Apesar de possuir menos de 3% da população mundial, o Brasil responde por quase 13% dos assassinatos do planeta. Em 2014 foram 59.627 mortes (cf Ipea: consulta em http://www,ipea.gov.br/portal///index.php?option=com_content&id=27412. Este número expressivo de mortes violentas no Brasil, em 2014, revela a contradição da imagem que se tem das terras brasileiras como espaço de povo pacato e ordeiro.

É objetivo geral da CF 2018, construir a fraternidade, promovendo a cultura da paz, da reconciliação e da justiça, à luz da Palavra de Deus, como caminho de superação da violência.

Segundo o texto-base, o tema pretende considerar que a violência nunca constitui uma resposta justa. A Igreja proclama que a violência é um mal, que a violência é inaceitável como solução para os problemas, e que não é digna do homem. A violência é mentira que se opõe à verdade de nossa fé, à verdade de nossa humanidade. A violência destrói o que ambiciona defender: a dignidade, a vida, a liberdade dos seres humanos.

A Campanha da Fraternidade, abordando a realidade, nos provoca a sermos construtores da paz e gestores da fraternidade. Superar a violência é tarefa de todo cristão, pois recebemos o mandamento do amor como vocação e missão.
O coração do homem precisa ser pacificado para que possa superar a ideia que o outro é um risco a ser eliminado. A superação da violência passa necessariamente pela conversão dos atos do homem que pressupõe uma conversão do seu coração. A espiritualidade é apontada como um instrumento necessário para este processo.

Para edificar a paz é preciso eliminar as causas das discórdias entre os homens, que são as que alimentam as guerras e, sobretudo, as injustiças.

Com esta síntese, extraída dos documentos da CF 2018, espero contribuir colocando este tema para reflexão durante o período da quaresma que vai da quarta feira de cinzas até a Páscoa. Considerando-se que vivemos uma realidade de violência próxima de nós e de nossa comunidade, fica a pergunta: Concretamente, o que podemos fazer?

Recebam meu fraternal abraço e até o próximo artigo.

Armelino Girardi
Palestrante e consultor em desenvolvimento de pessoas, criador e mantenedor do portal www.desaposentado.com.br e da escola virtual www.eadesaposentado.com.br

Deixe uma resposta

Comentários Recentes