Começar de novo…vai valer a pena – Boletim nº 176

  Começar de novo. É quase inevitável que a gente não pronuncie a frase acima, mesmo que em pensamento, entre o final e o início de um novo ano. E neste ano, tão atípico por causa dos efeitos da pandemia, todos estamos ávidos para iniciar um ano novo.

Para alguns, começar de novo pode simplesmente representar o que a frase sugere, isto é: a repetição de tudo o que se fez no ano que termina, nem mais, nem menos. Para outros, porém, começar de novo significa a oportunidade de fazer algo a mais, de realizar sonhos, de “fazer a diferença”.

Esta época do ano é uma excelente oportunidade de reflexão e renovação. Vale ressaltar que o novo, neste contexto, não quer dizer, necessariamente, destruir o que já foi feito, mas sim aperfeiçoar, aprimorar e lapidar. Quer dizer um começar de novo com passadas mais largas, confiantes e seguras.

Tenho por hábito, já no limiar de cada novo ano, fazer um balanço de todas as minhas realizações nos campos pessoal, profissional e familiar, computando os erros, acertos e tudo aquilo que deixei de cumprir. Com base nessa retrospectiva, estabeleço um plano estratégico para o ano seguinte, programando meus objetivos, metas e ações. Isso envolve uma profunda, às vezes dolorida, revisão de conceitos, no intuito de melhorar meu eu interior e exterior, se necessário, mudando atitudes. Faço questão de esboçar tal estratégia por escrito, pois, se não colocar no papel, não funciona.

Você tem de fato uma estratégia de vida ou apenas reage às situações enfrentando o que aparece? Você está direcionado para onde que ir ou está perambulando por aí?

Assim como no ambiente empresarial existe o planejamento estratégico que estabelece aonde a empresa quer chegar, seu plano de ação, objetivos e metas, na vida do ser humano o processo deveria ser o mesmo.

Que tal você fazer algo parecido? Você vai descobrir que é muito simples e estimulante. Utilizando o jargão do pessoal de informática, faça um amplo up-grade de sua vida, estabelecendo objetivos pessoais e profissionais, com missão e valores. Siga o exemplo das empresas bem-sucedidas. Limpe a tela 2020 e abra uma nova para 2021. Na linguagem comum, é o tal de “virar a página”.

Primeiro, delete os fracassos, tirando deles lições e experiências. Depois, jogue na Lixeira as ideias e projetos que se tornaram ultrapassados ou inviáveis, esquecendo mágoas e ressentimentos. No arquivo de Rascunhos, guarde apenas aquilo que considera importante para ser mantido e que merece maior atenção. Lembre-se de anotar seus sucessos e contribuições significativas que deixou no ano que passou. Ah! Não se esqueça de anotar na pasta de Favoritos frases do tipo: ”Eu sou parte das soluções do mundo ou ajudo a aumentar os problemas do mundo?”

No item Caixa de Entrada, dê preferência a mensagens otimistas, acalentadoras, promissoras e de bem com a vida, criando um anti-spam para os ditos “e-mails” pessimistas e desalentadores, também conhecidos como vírus. Já no que se refere à Caixa de Saída, procure reservar parte nobre de seus dias para ser um catalisador dos princípios éticos, morais e cristãos, purificando os atos cotidianos com o envio de e-mails de apoio, incentivo, esperança, afeto, consolo, amor ao próximo, alto astral e amizade, entre outras mensagens que demonstrem humanismo e fraternidade. No mais, faça revisões periódicas em seu computador pessoal. Importante: viva um dia de cada vez, não se esquecendo também daqueles valores que considero fundamentais para a felicidade e o bem-estar, como ética, dignidade, família, espiritualidade, amizade, cidadania e solidariedade.

Para terminar, transcrevo  trecho da canção da Simone: “Começar de novo/e contar contigo/vai valer a pena/ter amanhecido…”.

Que em 2021 Deus ilumine seus passos, ações e realizações, com feixes coloridos de muita saúde, paz interior e amor. Que todos possamos terminar 2021 sem máscaras. Recebam meu fraternal abraço.

Armelino Girardi

Palestrante e consultor em desenvolvimento de pessoas é o criador e mantenedor do portal www.desaposentado.com.br, idealizador e catalisador do Clube dos Desaposentados e da escola virtual www.eadesaposentado.com.br.

Deixe uma resposta

Comentários Recentes