Bem-vindo (a) ao Clube dos Desaposentados – Boletim Nº 1 – Abril 2007

Eu sou defensor da aprendizagem como algo contínuo. Foi esta convicção, aliada à minha experiência como executivo de empresas, onde constatei que os cursos e palestras, quando eventos isolados, nem sempre cumprem os objetivos desejados, que me inspirou a lançar,  em maio de 2005,  o Circulo dos que fazem a Diferença.  Em geral as pessoas saem vibrantes, motivadas e até emocionadas dos eventos. Passado algum tempo, no entanto, tudo continua como antes….

Com base na experiência positiva do Círculo, estou agora lançando, junto com alguns parceiros, o Clube dos Desaposentados, mais específico para as pessoas aposentadas ou que estejam em fase de preparação para a aposentadoria.

Preparar as pessoas para a aposentadoria é um dos grandes desafios das empresas e  sociedade neste século 21, já que as pesquisas apontam uma tendência de envelhecimento da população por conta da queda na taxa de natalidade e no aumento da expectativa de vida.

As empresas modernas, que tanto preconizam o treinamento de seu pessoal e a busca de novos talentos, infelizmente,  não investem igualmente naqueles colaboradores que estão prestes a se aposentar – e mesmo naqueles que estão longe dessa possibilidade, mas que precisam se preparar antecipadamente para quando este dia chegar.

Eu entendo que as empresas deveriam criar programas de treinamento, de forma que estes cidadãos, ainda produtivos, diga-se de passagem, possam encarar essa nova realidade e enfrentar o mundo fora do trabalho formal com a auto-estima elevada e a motivação necessária para prosseguir em outras atividades . Vejo nesse tipo de investimento  uma ação de cidadania e  responsabilidade social, uma vez que se trata de um justo reconhecimento a quem investiu valioso tempo de sua vida ao trabalho.

O Clube dos Desaposentados surge como algo inédito no mercado  com  a finalidade específica de   disponibilizar,  a todos os aposentados e pessoas que estejam na fase de preparação para a aposentadoria, oportunidades constantes de reflexões  e estímulos para  uma redescoberta do ser, através do auto conhecimento e auto desenvolvimento de seus talentos, visando  um maior equilíbrio nas diversas dimensões da vida e sua realização plena.

O Clube dos Desaposentados é diferente da maioria dos outros clubes  pelo próprio nome, um neologismo que serve de metáfora para mostrar que existe vida depois da aposentadoria formal. Seu sentido é muito mais amplo que a integração e a confraternização interpessoais promovidas por entidades desse gênero, abrangendo o ser como um todo, de modo a fazer o aposentado enxergar novos horizontes no caminho da felicidade e da realização pessoal nessa fase de transição de vida – que para alguns chega a ser dolorosa .

O Clube dos Desaposentados pretende também quebrar os paradigmas incutidos durante anos e anos de trabalho, de que aposentado é alguém  inativo e que não tem nada mais a contribuir para a sociedade. A intenção é descondicionar de hábitos e práticas  oriundos da vida laboral, descondicionando a mente do conceito cultural de que aposentadoria é o fim da linha da vida útil e o começo de uma monótona existência usando o tal “kit do aposentado”, isto é: pijama, chinelos, óculos, TV com controle remoto, jornal, palavras cruzadas,… sentindo-se como alguém inativo, desocupado, desprezado, discriminado, desapontado,…

Em síntese, o Clube dos Desaposentados tem por ideal fazer brotar o espírito empreendedor e a criatividade existentes – e muitas vezes latentes – depois da aposentadoria na busca da realização de sonhos ainda possíveis. Isso resulta num processo de auto-avaliação e auto-desenvolvimento, que acarreta ganho de auto-estima e motivação, levando à motivação,  mobilização e, sobretudo, à ação. Aliás, a descoberta do termo Desaposentadoria, que rima com sabedoria, filosofia, alegria, poesia e outras tantas palavras otimistas e acalentadoras, surgiu num estalo criativo quando procurava encontrar um título que fosse ao mesmo tempo suave aos ouvidos e o mais desvinculado possível da terminologia burocrática do ambiente de trabalho.

E nada melhor que aproveitar os avanços da tecnologia, como a Internet, usando esse espaço virtual para a troca de experiências, idéias, sugestões, debates e dicas úteis sobre o tema.

O Clube dos Desaposentados não possui sócios formais nem sede, muito menos estatutos e mensalidades, mas sim fiéis admiradores/ multiplicadores, envolvendo desde pessoas aposentadas até quem está prestes a chegar lá, incluindo outros públicos-alvo. Nossa única  regra exige que os aficionados do Clube mantenham a mente sempre ativa, preferencialmente por meio de atividades ligadas ao empreendedorismo, seja no que for, remuneradas ou não, a fim de não dar margem à depressão, melancolia e desânimo.  Afinal, somos fruto daquilo que pensamos sobre nós e nossas potencialidades. Queremos estimular cada admirador/multiplicador a que trace suas metas a curto, médio e longo prazos, além de construir sua missão, visão e valores para, depois, criar seus projetos e ir à luta.

Junte-se a nós e seja mais um disseminador dessa idéia, convidando outros amigos, familiares e colegas de trabalho a se inscreverem nesse grupo. Isso também vale para empresas de qualquer porte, entidades e órgãos governamentais das mais variadas instâncias. Somando forças, podemos tornar o clube um importante canal de comunicação de duas vias e fazer a diferença no mundo.

Portanto, todos são muito bem-vindos ao Clube dos Desaposentados! Veja mais informações sobre o Clube  e faça sua inscrição, acessando o site www.desaposentado.com.br

 Armelino Girardi

Idealizador e catalizador do Clube dos Desaposen

Deixe uma resposta

Comentários Recentes