Dia de Ação de Graças – Boletim nº 35 – Novembro 2009

Na quarta quinta-feira do mês de novembro de cada ano o povo americano comemora o “Dia Universal de Ação de Graças”. A celebração dessa data, de caráter doméstico e centrada na família e no lar, é de grande significado nos EUA, tanto quanto o Natal.  Nesse dia, famílias inteiras de americanos chegam a cruzar o país para se reunirem em torno de um jantar cujo objetivo é a gratidão a Deus pelas dádivas conseguidas ao longo do ano. 

Mesmo não sendo essa nossa tradição, também podemos aproveitar o ensejo de mais um final de ano para celebrar e agradecer, pois, com certeza, temos muito a agradecer nesse ano de 2009.

É incrível como os sucessos e acertos, até bem maiores que os erros, pesam tão pouco em nossas emoções e como os erros e desacertos pesam tanto, a ponto de as emoções terem apenas a influência dos insucessos.

Precisamos aprender a celebrar, a perceber e reconhecer as pequenas conquistas do dia a dia, pois é nessa celebração que estão os grandes prazeres. É preciso se encantar com a vida, ter muita vibração, disposição e energia.   

Nossos olhos precisam brilhar diante de tanta beleza que a vida nos proporciona, muitas vezes despercebida, como a beleza do nascer do sol, da lua, das manhãs, das águas, do canto dos pássaros, do perfume das flores ou do sorriso de uma criança. É na celebração das pequenas coisas da vida que estão os grandes prazeres.

Que tal você aproveitar este representativo dia 26 de novembro e o já reinante clima de Natal para também promover seu jantar íntimo de Ação de Graças ao lado dos familiares e daqueles amigos que você considera importantes na sua vida? Que tal lembrar essa data e seu significado no seu ambiente de trabalho com as pessoas que conviveram com você durante o ano de 2009?

O Dia de Ação de Graças, independentemente de crença religiosa, parece ser uma excelente oportunidade para isso, não precisando ser realizado necessariamente nessa data, mas resguardando seu significado. Não estou me referindo a encontros do tipo amigo-secreto ou festividades para troca antecipada de presentes – esses encontros já fazem parte do ritual das festas de fim-de-ano. Muito pelo contrário. Estou falando de uma reunião literalmente de Ação de Graças, como o nome já sugere. Afinal, agradecer é um ato da mais pura nobreza, que denota virtudes como humildade, caráter, amor ao próximo, riqueza de espírito, reconhecimento e respeito ao ser humano.

Caso não dê tempo de organizar um encontro desse tipo ainda nesse dia, nada impede que você envie e-mails, faça telefonemas ou visitas. Nesses contatos, basta citar frases como “Muito obrigado!…”; “Você é alguém muito especial para mim…” ou “Eu te amo…”, entre outras demonstrações de agradecimento e júbilo. Garanto que você vai se surpreender com a alegria e satisfação de quem for alvo desses mimos fraternos, gratificantes tanto para quem os dá quanto para quem os recebe.    

Que esses encontros sejam eventos fraternos para, num misto de alegria e confraternização, celebrar seus próprios momentos de Ação de Graças, agradecendo ao Criador pelo dom da vida, pelas bênçãos recebidas durante 2009 e pela feliz oportunidade de celebrar isso ao lado de quem amamos e dos autênticos, fiéis e inseparáveis amigos.  Concluo lembrando que todo dia é Dia de Ação de Graças, basta querer e agir.  

        Que Deus o (a) proteja junto a seus familiares.

        Um fraternal abraço e até o próximo artigo,

        Armelino Girardi

       Dica de presente para o Natal: Você conhece alguém que se aposentou ou está se preparando para a aposentadoria? O livro “Desaposentado:melhor agora” é uma excelente oportunidade de presente neste próximo Natal.

Deixe uma resposta

Comentários Recentes