Você é do tamanho dos teus sonhos – Boletim nº 37 – Janeiro 2010
“Eu não sou do tamanho de minha altura, mas do tamanho do que vejo; e o que vejo são os meus sonhos” (Fernando Pessoa)
Caro amigo,
Eu não sei se você está no 1º ou 2º tempo de sua vida. Se você ainda não se aposentou, está no 1º tempo e certamente iniciou 2010 com um plano estratégico já estabelecido pela Organização/ Entidade em que trabalha ou por você mesmo. Portanto, já está diante de um novo cronograma de desafios, metas e obrigações profissionais para o novo ano, numa proporção tal que toma a parte principal de seu dia – muitas vezes não deixando tempo para você mesmo e, quem dirá, para as pessoas que você ama.
Se você já é aposentado, está no 2º tempo de sua vida e certamente iniciou 2010 em férias prolongadas, usufruindo, com todo o direito, a liberdade de sua agenda e, talvez, ainda sem compromissos, metas e desafios estabelecidos.
Para ambas as situações lembro da importância de um projeto pessoal de vida. Quais seus sonhos para 2010? Quais serão seus desafios pessoais? Que novas aprendizagens você gostaria ou precisa adquirir? O que vai fazer seus olhos brilharem em 2010?…
Se você está no 1º tempo de sua vida, lembre-se de que de nada adianta ser bem-sucedido no trabalho às custas de existentes ou potenciais problemas de saúde, baixa qualidade de vida e distanciamento da família. Além dos seus compromissos profissionais é preciso estabelecer um projeto pessoal, pois o equilíbrio nas diversas relações é a palavra-chave e único caminho para a felicidade e realização plenas.
Já se você é aposentado e está no 2º tempo, lembre-se de é preciso alimentar sonhos e ideais para continuar a viver. Se você não tiver um projeto pessoal de vida, fatalmente vai acabar cumprindo projetos dos outros. Cuidado para não ser chamado de “já que” por seus familiares, parentes e amigos. Quero dizer: “Já que você está aposentado, não quer ir ao supermercado para mim…?”, “Já que você não tem o que fazer, não quer juntar as folhas caídas no jardim…?”, “Já que você está desocupado e tem tempo de sobra, não quer ficar na fila do banco e pagar uma conta para mim…?” – e assim por diante. Estas atividades também são importantes e precisamos exercê-las, pois fazem parte do cotidiano e ajudam a arejar a mente, mas não devem ser somente porque se está aparentemente sem rumo. Estar aposentado não é estar desocupado e ficar preenchendo seu tempo com atividades dos outros, muito pelo contrário, pode-se estar aposentado e mais ocupado do que se esteve durante toda a vida, só que agora ocupado com os seus projetos e objetivos pessoais.
Portanto, sugiro que aproveite toda a experiência que você adquiriu em 2009 e durante anos de trabalho e estabeleça seu projeto pessoal de vida para 2010. Agora, já, imediatamente!
Essa é a oportunidade de repensar sua vida, de fazer um balanço de suas realizações no campo profissional, pessoal e familiar, computando erros e acertos. É o momento de definir ou reavaliar sua missão pessoal, suas novas atividades e ocupações. É o momento de resgatar e aprofundar seus valores, com reforço das relações familiares, de amizade e na busca constante da melhoria da qualidade de vida.
Imagine-se no Natal de 2010, conversando com seus familiares e fazendo uma retrospectiva sobre o ano. Deixe a imaginação fluir e coloque no papel as suas maiores aspirações profissionais e pessoais. Mas procure ser realista: nada de descrever uma sequência de conquistas que não cabem num ano ou que pareçam impossíveis de realizar. Isso pode causar frustrações e desilusões lá na frente. Este exercício vai ajudá-lo a relacionar e selecionar suas prioridades imediatas para o ano. É fundamental saber aonde se quer chegar, estudar o melhor caminho, verificar se o que você tem na bagagem é suficiente ou necessitará conseguir algo pelo caminho.
Busque nos sonhos a possibilidade de inventar seu futuro. Todavia, lembre-se de que a realização de um sonho depende de muito suor, dedicação e esforço. Ninguém vira um vencedor da noite para o dia. É preciso que se tenha um projeto pessoal de vida. Pense nisso e mãos à obra.
Que Deus o(a) proteja junto a seus familiares.
Um fraternal abraço.
Armelino Girardi
Autor do livro “Desaposentado: melhor agora”