ENEAGRAMA – Um método de autoconhecimento – Boletim nº 72
Uma conclusão bem simples, mas decisiva ao me aposentar: eu precisaria me reciclar para continuar a viver. Busquei algo que me levasse a uma formação menos cartesiana, pragmática e mais holística, que enveredasse na imensidão do ser humano integral, agregando aspectos emocionais, sentimentais e espirituais, com ênfase no desenvolvimento de competências e habilidades interpessoais – temas ausentes tanto na educação formal como nos programas de desenvolvimento das organizações. Mais do que informações e conhecimento eu buscava desenvolver meu próprio “ser” interior.
Iniciei pelo estudo do eneagrama, por meio do qual descobri meu tipo de personalidade e perfil, o que me possibilitou conviver e interagir melhor comigo mesmo e com as pessoas a minha volta.
O eneagrama é um mapa que revela os segredos sobre as verdadeiras motivações de cada pessoa diante dos desafios do dia a dia. O estudo ajuda a descobrir seu perfil, as variáveis de sua personalidade e a conviver e interagir melhor com as pessoas a sua volta.
Aprofundar-se no conhecimento do eneagrama é como mergulhar em sua própria descoberta interior. Você descobre quem realmente é. O eneagrama oferece opções de caminhos a serem seguidos para que você possa viver com equilíbrio, alegria, leveza e harmonia. Aquilo que se propõe a fazer numa relação de respeito a si mesmo e àqueles que o rodeiam.
Maria Helena Oliveira Cardoso, pedagoga e instrutora do curso de eneagrama, ensina que a melhor maneira de entender o eneagrama é através da parábola “redescobrindo a casa”, que trascrevo a seguir:
“Havia um certo homem que intrigava a sua vizinhança pela forma como vivia; apesar de ter uma linda casa, ele habitava apenas um quarto escuro no porão. E todos cogitavam sobre essa sua atitude.
Perguntavam-se: — Será que ele não quer estragar a casa ou ela não lhe pertence?
Outros diziam: — Acho que deve haver algum fantasma do qual ele tem medo.
E alguns ainda falavam entre si: — Ele deve estar guardando-a para alguém muito especial que virá habitar nela.
Alheio a esses comentários, o homem continuou em sua vida reclusa e silenciosa, enquanto os outros persistiam em sua curiosidade e suposições”.
Maria Helena afirma que a escolha de morar em um cubículo é resultado de nos identificarmos com a nossa personalidade – neste caso, quando ela é apenas uma faceta de nossa alma. Já a casa representa a plenitude de todo o nosso ser ou essência, que não conhecemos porque “adormecemos para aquilo que somos e para a nossa vida”. Isso porque aprendemos a viver a partir de nossa personalidade, que “em sua essência representa o conjunto de crenças, medos e realizações condicionadas e não necessariamente o nosso verdadeiro Eu e a identificação com ela, é o que provoca um profundo autoabandono”. Por essa razão, muitas vezes insistimos em continuar literalmente morando sozinhos no porão.
O estudo do eneagrama tem como objetivos conhecer a si próprio; tomar consciência das características de sua personalidade; mostrar que cada Ser Humano tem uma personalidade distinta, mas que, em alguns aspectos, pode ser similar às de outras pessoas; ser autêntico: descobrir quem de fato você é, e a melhor forma de levá-lo a desejar ser o que é chamado a ser.
Nos estudos da personalidade, identifico-me com o tipo três, um empreendedor que quer o sucesso a todo custo, claro que guardados os limites da ética, honestidade e respeito, atributos que fazem parte de meus princípios.
Mary Horsley, em seu livro “Eneagrama do Espírito” apresenta, entre outras as seguintes qualidades do tipo três:decidido, destemido, adaptável, otimista, sendo que nenhum outro tipo se compara a ele em termos de energia e motivação. Tem ainda muita agilidade, garra, entusiasmo e visibilidade, sendo ainda extremamente competitivo, um vencedor. Em compensação é alguém convencido, excessivamente competitivo, implacável, impaciente, capcioso, presunçoso e, que, se for necessário, passa por cima de quem estiver à sua frente, o que gera estresse e angustia.
O estudo do eneagrama foi uma verdadeira descoberta. Meu Deus, o quanto eu não me conhecia, e quão útil teria sido, tanto para minha vida pessoal como profissional, se conhecesse antes meu perfil, meu tipo de personalidade.
Que Deus o (a) proteja junto a seus familiares
Um fraternal abraço e até o próximo artigo,
Armelino Girardi
Palestrante e consultor em desenvolvimento de pessoas e autor do livro Desaposentado melhor agora, além de criador e mantenedor do Clube dos Desaposentados – www.desaposentado.com.br
Obs.: Caso você tenha interesse em estudar o assunto aproveite o 4º Curso do Eneagrama, cujas informações constam do blog.
Estou interessada em fazer um estudo do eneagrama e conhecer melhor o que é.
Como posso entrar em contato com a pessoa certa.
Obrigada
Suzete
Sobre o eneagrama você poderá contatar a Maria Helena que é instrutora do curso, através do telefone (41) 3308-4126.
Grato pelo contato
Todos os testes de alguma forma provam que o ser humano é muito igual na sua essência. Não importa se ele é um ribeirinho do Amazonas ou um executivo em Londres. O que vai diferenciar sua resposta é sua experiência adquirida, nível de conhecimento e sociedade em que vive. Se limparmos estes “adjacentes” veremos que todo ser humano expressa dor, sofrimento, alegria, aspirações, necessidades, incertezas e muito mais. Gosto de teste e sou favorável. Nos ajuda a conhecer “nós mesmos” ou nos dá algum alerta para vive melhor conosco mesmo e com as pessoas ao redor.
Sou psicólogo, aposentado e moro em BH
Fraterno abraço
Miguel
Miguel, boa tarde!
Obrigada pelo seu comentário. É bom saber que mais pessoas compartilham do valor do Eneagrama como instrumento que nos ajuda a descobrir que além de comportamentos aprendidos, nós somos muito mais: Somos pessoas únicas e especiais e que podemos viver esta dimensão do nosso Ser, com alegria, espontaneidade e verdade, respeitando-nos e porque o fazemos, aprendemos a respeitar e admirar os que estão ao nosso redor. Descobrimos que todos somos “HUMANOS” e fazemos parte de um universo maior.
Sou pedagoga e professora de Eneagrama
Abraço fraterno,
Maria Helena
Amei ler sobre Eneagrama sou uma viuva de 72 anos,e intendi que as vezes é nessesario usar uma mascara inposta pelo sistema,mas sempre sabendo quem somos de verdade e jamais fazer valcatrua com nosco , e sempre tentar se colocar no lugar do outro, para poder ajudar pois ninguem ainda descubrui qual é o verdadeiro caminho de cada um , e o que realmente viemos fazer nesta caminhada !
Olá Anie
Grato pelo contato. Considero o eneagrama uma das melhores ferramentas para o autoconhecimento e existem vários livros que aprofundam o tema, caso seja de seu interesse.
Amei ler sobre Enegrama sou uma viuva de 72 anos,e intendi que as vezes é nessesario usar uma mascara inposta pelo sistema,mas sempre sabendo quem somos de verdade e jamais fazer valcatrua com nosco , e sempre tentar se colocar no lugar do outro, para poder ajudar pois ninguem ainda descubriu qual é o verdadeiro caminho de cada um , e o que realmente viemos fazer nesta caminhada !
Gostaria de saber como poderia fazer meu eneagrama. Deve ser uma experiência interessante.
Cristine
O eneagrama é realmente uma excelente ferramenta de autoconhecimento.
Sugiro enviar-me um email para que possa repassar à Maria Helena que é a instrutora do curso.
quickly, books most typically associated with Nike’s to foreign countries workcrews businesses got there into the web pages news flashes boutiques which includes sturdy vertical structure streets daybook [basis: the ordinary].In a constant public relations canvassing campaign, Nike said it did not functions exploitative job practices, And it actually insured workers’ proper rights from countries to countries. Martin the 9/11 a good deal brave in comparison with what regarding high quality basketball player. her amount in which to innovate displays a brand’s energy source. become aware of word on daunt. if anyone recognises the complications of shopping for huge, big feet, dui lawyer las vegas i.