Dia de Ação de Graças – Boletim nº 75
Na quarta quinta-feira do mês de novembro de cada ano celebramos o “Dia Universal de Ação de Graças”.
Que tal você aproveitar este representativo dia 24 de novembro, o ensejo de mais um final de ano e o já reinante clima de Natal para promover um evento de Ação de Graças ao lado dos familiares e daqueles amigos que você considera importantes na sua vida? Que tal lembrar essa data e seu significado no seu ambiente de trabalho com as pessoas que conviveram com você durante o ano de 2011?
Novembro é também o mês do planejamento estratégico, onde as entidades e organizações fazem seu balanço das atividades do ano e o estabelecimento do plano para o ano vindouro. Pode ser também uma oportunidade para fazermos um balanço de nossa caminhada em 2011, tanto na vida profissional como pessoal, nos nossos relacionamentos familiares e sociais, no engajamento e compromissos para uma sociedade e um mundo melhor e, de maneira especial, nos cuidados conosco mesmo tanto no que se refere à parte física, como intelectual, emocional e espiritual.
Ao fazermos tal retrospectiva, encontraremos, com certeza, vitórias/conquistas, algumas derrotas, erros e acertos, mas estamos vivos e isso é o mais importante, pois temos 2012 para darmos mais um passo.
É incrível como os sucessos e acertos, até bem maiores que os erros, pesam tão pouco em nossas emoções e como os erros e desacertos pesam tanto, a ponto de as emoções terem apenas a influência dos insucessos.
Precisamos aprender a celebrar, a perceber e reconhecer as pequenas conquistas do dia a dia, pois é nessa celebração que estão os grandes prazeres. É preciso se encantar com a vida, ter muita vibração, disposição e energia. Nossos olhos precisam brilhar diante de tanta beleza que a vida nos proporciona, muitas vezes despercebida, como a beleza do nascer do sol, da lua, das manhãs, das águas, do canto dos pássaros, do perfume das flores ou do sorriso de uma criança. É na celebração das pequenas coisas da vida que estão os grandes prazeres.
O Dia de Ação de Graças, independente de crença religiosa, é uma excelente oportunidade para isso, e não precisa ser realizado necessariamente nessa data. Não estou me referindo a encontros do tipo amigo-secreto ou festividades para troca antecipada de presentes – esses encontros já fazem parte do ritual das festas de fim de ano, mas a uma reunião de Ação de Graças, como o nome já sugere. Afinal, agradecer é um ato da mais pura nobreza, que denota virtudes como humildade, caráter, amor ao próximo, riqueza de espírito, reconhecimento e respeito ao ser humano.
Caso não seja possível fazer um evento de Ação de Graças com a presença de seus familiares e amigos, existem outras formas de se fazer isso. Basta citar frases como “Muito obrigado!”, “Você é alguém muito especial para mim” ou “Eu te amo”, entre outras demonstrações de agradecimento e júbilo, e nada impede que você envie e-mails, faça telefonemas ou visitas. Garanto que você vai se surpreender com a alegria e a satisfação de quem for alvo desses mimos fraternos, gratificantes tanto para quem os dá quanto para quem os recebe, pois é na celebração das pequenas coisas da vida que estão os grandes prazeres.
Que esses encontros sejam eventos fraternos para, num misto de alegria e confraternização, celebrar seus próprios momentos de Ação de Graças, agradecendo ao Criador pelo dom da vida, pelas bênçãos recebidas durante 2011 e pela feliz oportunidade de celebrar isso ao lado de quem amamos e dos autênticos, fiéis e inseparáveis amigos.
A você caro amigo, leitor e integrante do Clube dos Desaposentados, meu abraço fraternal de agradecimento por nos acompanhar em 2011.
Armelino Girardi
Palestrante e consultor em desenvolvimento de pessoas e autor do livro Desaposentado melhor agora, além de criador e mantenedor do Clube dos Desaposentados – www.desaposentado.com.br
Armelino, muito lindo o texto acima. Parabéns!
Aproveito o ensejo para mais uma vez agradecer a oportunidade de conhecimento e reflexão que proporciona a todos com o Clube dos Desaposentados,
cordial abraço,
Crenilda
Crenilda
Muito obrigado pelo contato e que bom que gostou do artigo. Lembre-se que vc também pode contribuir enviando algum depoimento/artigo ou pedindo para algum colaborador da Samarco que passou pelo PPA.
Armelino, muito proveitoso o texto “Dia de Ação de Graças” Parabéns!
Nele traz com muita clareza o que estamos vendo em nosso meio que não mais acontece, a soliedariedade, o convivio sadio, é isto o que nos falta e se praticarmos teremos a reconmpensa “Dias Felizes”.
Aproveito o ensejo para congratular pelo método e conteudo de suas palestras e cursos, pois realmente tocam la nas profundezas do ser humano, onde necessario se faz, completar o conhecimento de si mesmo e proporcionar uma reflexão.
Um grande abraço,
Gilberto
Olá Gilberto
Grato pelo contato e, de maneira especial, pelas suas amáveis palavras. O artigo lembra a importância de aproveitar os festejos de final de ano e espírito natalino para momentos de agradecimento, inicialmente a Deus pelo dom da Vida e por mais um ano, e a nossos familiares e amigos pela oportunidade da convivência durante o ano.O curso é oportunidade de uma viagem para o interior de nosso ser, redescobrindo-nos como seres humanos.