Começar de novo….Vai valer a pena! – Boletim nº 79

Começar de novo.  É quase inevitável que a gente não pronuncie a frase acima, mesmo que em pensamento, entre o final e o início de um novo ano.

Para alguns, começar de novo pode simplesmente representar o que a frase sugere, isto é: a repetição de tudo o que se fez no ano que termina, nem mais, nem menos. Para outros, porém, começar de novo significa a oportunidade de fazer algo a mais, de realizar sonhos, de “fazer a diferença”.

Esta época do ano é uma excelente oportunidade de reflexão e renovação. Vale ressaltar que o novo, neste contexto, não quer dizer, necessariamente, destruir o que já foi feito, mas sim aperfeiçoar, aprimorar e lapidar. Quer dizer um começar de novo com passadas mais largas, confiantes e seguras.   

Tenho por hábito, já no limiar de cada novo ano, fazer um balanço de todas as minhas realizações nos campos pessoal, profissional e familiar, computando os erros, acertos e tudo aquilo que deixei de cumprir. Com base nessa retrospectiva, estabeleço um plano estratégico para o ano seguinte, programando meus objetivos, metas e ações. Isso envolve uma profunda, às vezes dolorida, revisão de conceitos, no intuito de melhorar meu eu interior e exterior, se necessário, mudando atitudes.

Faço questão de esboçar tal estratégia por escrito e seguindo a mais rígida regra do pragmatismo burocrático. Em português claro: Sem chefe. Se não colocar no papel, não funciona.

Sugiro que você faça o mesmo. Você vai descobrir que é muito simples e estimulante. Utilizando o jargão do pessoal de informática, faça um amplo up-grade de sua vida, estabelecendo objetivos pessoais e profissionais, com missão e valores. Siga o exemplo das empresas bem-sucedidas. Limpe a tela 2011 e abra uma nova para 2012. Na linguagem comum, é o tal de “virar a página”.  

Primeiro, delete os fracassos, tirando deles lições e experiências. Depois, jogue na Lixeira as idéias e projetos que se tornaram ultrapassados ou inviáveis, esquecendo mágoas e ressentimentos. No arquivo de Rascunhos, guarde apenas aquilo que considera importante para ser mantido e que merece maior atenção. Lembre-se de anotar seus sucessos e contribuições significativas que deixou no ano que passou. Ah! Não se esqueça de anotar na pasta de Favoritos frases do tipo: ”Eu sou parte das soluções do mundo ou ajudo a aumentar os  problemas do mundo?”

No item Caixa de Entrada, dê preferência a mensagens otimistas, acalentadoras, promissoras e de bem com a vida, criando um anti-spam para os ditos “e-maus” (é e-mail no sentido de e-mau, mesmo!) pessimistas e desalentadores, também conhecidos como vírus. Já no que se refere à Caixa de Saída, procure reservar parte nobre de seus dias para ser um catalisador dos princípios éticos, morais e cristãos, purificando os atos cotidianos com o envio de e-mails de apoio, incentivo, esperança, afeto, consolo, amor ao próximo, alto astral e amizade, entre outras mensagens que demonstrem humanismo e fraternidade. No mais, faça revisões periódicas em seu computador pessoal. Importante: viva um dia de cada vez, não se esquecendo também daqueles valores que considero fundamentais para a felicidade e o bem-estar, como ética, dignidade, família, espiritualidade, amizade, cidadania e solidariedade.

Para enriquecer poeticamente este texto, cito uma frase de Carlos Drumond de Andrade: “Quem teve a idéia de cortar o tempo em fatias, a que se deu o nome de ano, foi um indivíduo genial. Industrializou a esperança, fazendo-a funcionar no limite da exaustão. Doze meses dão para qualquer ser humano se cansar de entregar os pontos. Aí entra o milagre da renovação e tudo começa outra vez, com outro número e outra vontade de acreditar que, daqui para frente, tudo vai ser diferente.” E, como não poderia deixar de ser, aquele trecho da canção da Simone: “Começar de novo/e contar contigo/vai valer a pena/ter amanhecido…”.

 Que em 2012 Deus ilumine seus passos, ações e realizações, com feixes coloridos de muita saúde, paz interior e amor.

 Armelino Girardi  

Palestrante e consultor em desenvolvimento de pessoas e autor do livro Desaposentado melhor agora, além de criador e mantenedor do Clube dos Desaposentados – www.desaposentado.com.br

1 Resposta para“Começar de novo….Vai valer a pena! – Boletim nº 79”

  1. Me aposentei por idade e estou com dificuldades de trabalho e em me reciclar..Aceito sugestoes.Ah.Estou me reciclando em informâtica….Amei este comentãrio que foi sugestao de meu sobrinho.
    Atencioasmente
    Cleide


Fatal error: Uncaught Error: Call to undefined function ereg() in /var/www/vhosts/1agirardi.com.br/blog/wp-content/themes/probama/comments.php:80 Stack trace: #0 /var/www/vhosts/1agirardi.com.br/blog/wp-includes/comment-template.php(1535): require() #1 /var/www/vhosts/1agirardi.com.br/blog/wp-content/themes/probama/single.php(20): comments_template() #2 /var/www/vhosts/1agirardi.com.br/blog/wp-includes/template-loader.php(106): include('/var/www/vhosts...') #3 /var/www/vhosts/1agirardi.com.br/blog/wp-blog-header.php(19): require_once('/var/www/vhosts...') #4 /var/www/vhosts/1agirardi.com.br/blog/index.php(26): require('/var/www/vhosts...') #5 {main} thrown in /var/www/vhosts/1agirardi.com.br/blog/wp-content/themes/probama/comments.php on line 80