Vire a página – 1º passo para uma transição de vida mais tranquila – Boletim nº 81
Muitas pessoas têm medo de se aposentar, de deixar aquela rotina de anos que ocupou sua mente e coração. Outras ainda saem infelizes do trabalho e ficam remoendo o passado, não conseguindo vislumbrar o futuro.
Não tenha medo da aposentadoria, não peça a prorrogação do 1º tempo. Mais cedo ou mais tarde você terá que dar este passo. E se a decisão for sua e não da entidade/organização em que você trabalha, melhor para você. É bom sair de campo e ser substituído no momento em que o time está ganhando. Não tenha medo deste rompimento, pois será apenas mais um de tantos outros que você superou.
Faça a transição sem traumas e sem dor, releve eventuais fatos de algo desagradável e só guarde as boas lembranças. Esta é a oportunidade de olhar para o passado com orgulho e sentimento do dever cumprido. De reconhecer suas conquistas e agradecer ao Criador que lhe deu saúde para chegar até aqui.
Virar a página é olhar para frente e não ficar reclamando do passado, de como as coisas poderiam ter sido diferentes, ou então ficar lastimando eventuais perdas materias ao se aposentar.
Lembre-se de que quando uma porta se fecha, outra pode se abrir e assim sucessivamente. Só que é preciso estar disponível para esta abertura, permitindo que a semente da oportunidade caia em terreno fértil. Encare este momento como uma dádiva, como o início da segunda metade de sua vida, que pode representar um prêmio, uma oportunidade de realizar seus sonhos.
Existe uma lenda segundo a qual, “mesmo antes de um rio cair no oceano ele treme de medo. Olha para trás, para toda a jornada, os cumes, as montanhas, o longo caminho sinuoso das florestas, através dos povoados e vê a sua frente um oceano tão vasto, que entrar nele, nada mais é do que desaparecer para sempre”.
Assim como o rio você não pode voltar e terá que ir em frente. Medo e preocupações são normais e fazem parte de qualquer processo de mudança. Assim como o rio não desaparece e torna-se oceano você não vai deixar de viver ao se aposentar, pois terá a oportunidade de renascer como um desaposentado ao rimar aposentadoria com sabedoria, filosofia, poesia e alegria.
Portanto, vire a página sem rancor, mágoas e ressentimentos. Tal atitude é fundamental para que você possa elevar sua autoestima e encarar esse período como uma rica e promissora travessia de uma etapa para a outra da vida e não como fim do caminho.
Que Deus o (a) proteja junto a seus familiares
Um fraternal abraço e até o próximo artigo,
Armelino Girardi
Palestrante e consultor em desenvolvimento de pessoas e autor do livro Desaposentado melhor agora, além de criador e mantenedor do Clube dos Desaposentados – www.desaposentado.com.br
Atenção:Em 22 e 23 de março será realizado o 19º PPA – Programa de Preparação para a Aposentadoria, em formato de curso aberto. Informações no blog www.desaposentado.com.br
Quero sair no 1° tempo enquanto o time está ganhando, porem penso muito no que fazer após.
Penso em fazer algo prazeroso e sem compromissos, mas deverá ser rendoso.
Caro José
Parabéns, é isso mesmo, sair de campo enquanto o time está ganhando e não a pedido do técnico e, preferencialmente, após ter feito um belo gol. Assim como fez, com certeza, muitos e belos gols no 1º tempo, é preciso preparar-se para fazer outros belos gols no 2º tempo. Espero que o curso ajude-o na redescoberta de seus talentos “adormecidos”, mostre uma visão ampliada da vida e o incentive na busca de novos interesses e atividades prazerosas. Tenha certeza, existe vida fora da Volvo!
Pois é, é exatamente essa a sensação que tenho – de dever cumprido em todas as áreas da minha vida.
Enquanto fui mãe dos nossos bebês / crianças / adolescentes / jovens e agora adultos, curti todas as fases, fui a boa mãe presente que Deus me preparou para ser… fiz o melhor possível, sempre trabalhando.
Enquanto fui educadora, me esforcei para ser a melhor possível, e passei para meus pequenos alunos além dos conhecimentos das séries iniciais, valores que levassem para a vida…
No final, enquanto dona de empresa, junto com meu marido, estudei e fui à luta para colaborar da melhor forma possível…
Hoje estou me dando de presente continuar sendo a mãe presente qdo meus filhos precisam, a parceira de todas as horas do meu marido, a síndica do prédio onde moramos, a auxiliar direta no Financeiro da Empresa do nosso filho (novamente tenho que estudar) 😉
Tudo isso graças à tecnologia – sou fã número 1.
Olá Sandra
Que bom chegar nessa idade, poder olhar para trás com o sentimento do dever cumprido. Parabéns, você terá mais facilidade na transição para a aposentadoria. O grande problema de muitos aposentados é que ficam remoendo o passado, guardam mágoas e não sabem virar a página e olhar para a frente.
Parabéns Sandra pelo seu comentário e que bom poder olhar para tras com o sentimento do dever cumprido. Você terá mais facilidade na transição para a aposentadoria.
Armelino, tenho um ditado que diz “conhecer o passado, viver o presente com um olho no futuro”.
Virar a página.
Sensação de dever cumprido foi o que senti quando de minha aposentadoria em 2011. Estou virando a página para a 2ª etapa da vida. Temos que olhar para frente, relembrando o passado como aprendizado, para seguirmos uma nova jornada, agora com mais experiência e, um pouco devagar é claro, mas mesmo assim realizando sonhos que foram adiados ou novos que surgirão. Toda mudança causa-nos insegurança, medos e preocupações, mas se nos ocuparmos e não “pré-ocuparmos” enfrentaremos os desafios com mais sabedoria e tranquilidade.
Preparei-me para a aposentadoria que acontecerá no próximo ano. A sensação de quando penso nela é muito deliciosa já que tenho os planos para mim. Todos os meus filhos (4) estão contando com isso, ,pois acham que preciso “curtir” já que trabalhei muito todos estes anos que me acompanharam. A única coisa que talvez me preocupe mais é a redução salarial, mas como tenho meus bordados por encomenda que posso desenvolver mais quando tiver mais tempos… êm-me uma tranquilidade, pois se quiser, consigo, sem sair de casa e ter horário rígido desenvolver algo lucrativo para cpmpletar minhas finanças. Então estou ansiosamente esperando meu tempo para aposentar.
Mais uma vez eu repito que este texto é mais apropriado para quem está se organizando para o 2o. tempo, e não para quem teve que se aposentar derepente; e jogar o 2o tempo sem qualquer preparação psicológica ou física.
Virar a ágina, é um excelente artigo que me encoraja cada vez mais para minha aposentadoria.
Quanto deixar o trabalho e mudar os jogadores do time enquanto estão ganhando, concordo plenamente,
pois ninguém é eterno e é bem melhor poder contribuir com experiência e conhecimento para àqueles que estão entrando, aí sim depois de repassar tudo, é ter a certeza de estar com o dever cumprido.
Aposentar se não é o fim , existe uma luz no fundo do túnel , existe vida lá fora.
“Vire a página” é um boletim que mostra de devemos estar prepara para virar a página, pois quando está completa não tem como ficar olhando para ela e dizendo e agora? Que faço? Não tem mas espaço?
Se olhar a nova página como um recomeçar, verá que em sua bagagem agora, vem recheada de experiência e muito preparado para fazer algo que te de prazer, pois o salário você já terá.
O passado faz parte das minhas vitórias. Se tive acertos ou fracassos isto tudo fez parte da construção, do meu desenvolvimento como pessoa e profissional. Lamentar o passado é um erro. Vibro com que vivi e as experiências que tive ao longo dos anos, pois cheguei até aqui vitorioso.
Virar a página, ter coragem de aceitar novos desafios. A 2ª etapa pode ser bem mais promissora, basta ação e mudanças que desenhe nosso presente e futuro, só que mais satisfação.
A hora irá chegar para todo mundo (virar a página). A minha, também, dentro de alguns meses e também fico com o dever cumprido ao repassar meus conhecimentos aos novos servidores.
Os depoimentos, dos aposentados e dos futuros, sem dúvida fortalece e tranquiliza que tem vida após APOSENTADORIA.
Todo momento, é hora de reconhecer as conquistas e agradecer a Deus por ter chegado até aqui com saúde.
Temos sempre que pensar que há outros horizontes.
Os aconselhamento são muito bons sobre á aposentadodria no tempo certo, mas todo conselho é uma opinião e opinião cada um de nós temos uma, que não podem ser consideradas nem falsas e nem verdadeiras. Então temos que levar em conta e apesar muitas situações inerentes a esse desligamento.
Parabéns,
A abordagem me estimula a vencer a força do hábito e a me olhar para observar quais são os meus desejos e necessidades.
É, de fato, muito interessante a visão de que podemos sair do 1º tempo no momento certo e que daí vislumbramos novas oportunidades, novos caminhos . E o principal é que isso não e o fim, mas sim o começo de uma nova etapa
Realmente a sensação de “Missão Cumprida” é o que eu vejo. Tenho a plena convicção de que fiz o que deveria ter feito e com muito orgulho deixarei a empresa a qual me dediquei entusíasticamente. Serão 35 anos de minha vida até dezembro dedicados as mais variadas atividades no mundo dos negócios de Marketing. Todos os comentários acima e o próprio texto me faz pensar que o “Virar a Página” não será nem um pouco doloroso e sim o farei com alegria e muita expectativa desse novo caminho que me aguarda….Vai depender unicamente de mim. É um novo começo!!!
Olá Sandra
Parabéns e obrigado pela sua reflexão. Como é bom poder chegar ao momento da aposentadoria podendo olhar para trás com orgulho e sentimento do dever cumprido. Sucesso no 2º tempo de sua vida. Receba meu fraternal abraço
Toda mudança causa-nos insegurança, medos e preocupações, mas se olharmos a nova janela como um recomeço, verá que em sua bagagem, vem recheada de experiências para fazer algo que te de muito prazer, pois o salário você já garantiu.
Vibro com que vivi e as experiências que tive ao longo dos anos, pois cheguei aqui vitoriosa. Deus me concedeu mais uma oportunidade de poder retornar até aqui com saúde e sabedoria.
Sei que ninguém é eterno e é bem melhor poder contribuir com experiência e conhecimento para àqueles que estão chegando, aí sim, depois de repassar esse aprendizado, é ter a certeza de estar com o dever cumprido. Hora de virar a pagina e partir para o segunto tempo.
Obrigada pelas refleções,
VIRE A PAGINA, ARTIGO FORMIDÁVEL JÁ TENHO SENSAÇÃO DA MISSÃO CUMPRIDA SEM TRAUMAS SEM DOR DEUS ME CONCEDEU ESSA LINDA MISSÃO DE PARTILHAR O TRABALHO NUMA PARTE DA VIDA AGORA QUERO VIVER OUTROS MOMENTOS SABOREAR A VIDA APOSENTAREI EM BREVE.
O artigo é muito esclarecedor e motivador, nos faz pensar na aposentadoria. Mais com o mundo que temos hoje, onde os valores são totalmente invertidos, bate aquela insegurança. Hoje, mesmo vc estando trabalhando, já se sofre constrangimentos, simplesmente por ser mais velho. Não vejo como missão cumprida, pois para isso, os mais novos e a administração, teriam que reconhecer todo o seu esforço até ali e não é isso que presencio aqui no MPU. Penso em me aposentar para o ano, não porque cumpri com meu dever até aqui, mais por que quero ter mais tempo para livre para alcançar o devido respeito que entendo que os servidores mais antigos merecem.
Excelente os textos apresentado. Aprendi que devemos deixar de lado os medos e as inseguranças, á ideia de refletir sobre mim mesma e, principalmente da chave que só abre por dentro a porta da mudança no ser humano.poder escolher a porta que desejo abrir é fantástica, se não gostar, poderei abrir outras, sem medo de errar, com a certeza de que cada porta aberta foi escolhida por mim. Minha visão sobre a aposentadoria estava totalmente equivocada, estou refletindo muito melhor agora, pois o passado passou! Agora é olhar para frente com orgulho, e focar no meu Projeto de vida. Lembrando sempre da palavra chave. OCUPAR-SE. Como você diz, O mundo não para, precisamos buscar um ponto de equilíbrio, que será individual e deve vir de acordo com a minha história e minhas expectativas. Que eu saiba achar a minha porta!
Toda mudança causa-nos insegurança, medos e preocupações, mas se olharmos a
nova janela como um recomeço, verá que em sua bagagem, vem recheada de
experiências para fazer algo que te de muito prazer, pois o salário você já
garantiu.
Vibro com que vivi e as experiências que tive ao longo dos anos, pois
cheguei aqui vitoriosa. Deus me concedeu mais uma oportunidade de poder
retornar até aqui com saúde e sabedoria.
Sei que ninguém é eterno e é bem melhor poder contribuir com experiência e
conhecimento para àqueles que estão chegando, aí sim, depois de repassar
esse aprendizado, é ter a certeza de estar com o dever cumprido. Hora de
virar a pagina e partir para o segunto tempo.
Obrigada pelas refleções,
“Vire a página” é um excelente texto, para ser aplicado em todos os momentos de nossas vidas, não apenas para quem está se preparando para a aposentadoria. Quando eu completei 18 anos de empresa, percebi que estava acomodada e que precisava me renovar, e como não queria sair da empresa, concorri para um outro ambiente que estava sendo criado. Hoje estou a 7 anos na nova unidade, já fui promovida 3 vezes, já fiz especialização, vários cursos. Faltam 8 anos para me aposentar e já estou, junto com meu marido, pensando, amadurecendo a ideia de montarmos um escritório de advocacia: ele como advogado e eu na parte burocrática. Ainda tem muito chão pela frente, mas junto com o medo do novo, vem também um sentimento de renovar, sair da zona de conforto, e a certeza de que ficar parada não é uma opção.
Parabéns, Armelino, pelo excelente trabalho
Gostei muito do texto, pois virar a página é fundamental. Esquecendo-me das coisas que ficaram para trás e avançando para as que estão adiante devemos prosseguir para o alvo.
Gostei do texto, porém não vejo nenhuma dificuldade ou trauma algum em aposentar, vejo que nas minha vida profissional realizei muitas ações, tive compromisso e responsabilidade, pretendo sair feliz da vida, porque que tenho em mim que aposentadoria vira como uma nova realização, um novo começo de vida, um refresco, e melhor de tudo sem pressa.
Oi, Armelindo, apesar do fato de que de vez em quando eu me arrisco em uma poesia qualquer, tentarei memorizar esta sua máxima:
“[…] rimar aposentadoria com sabedoria, filosofia, poesia e alegria”, para quando eu estiver desaposentado conseguir boas rimas com meu novo estilo de vida.
Grato pela dica.
Espero que tome a decisão no tempo certo, já que nunca pensei nisso. Mas como um dia temos que mudar de ideia e comportamento, quero fazer sem arrependimento no futuro. Como visto em texto anterior: partir para o 2º tempo; trocar as asas, unhas e etc. sendo vitoriosa na decisão.
Um abraço,
Maria Ribamar
Virar a página, envolve muitos fatores e os pontos de vistas com certeza são diferentes.
Para muitos é uma continuidade quanto para outros pode ser mudança total.
Adorei o texto, emocionante e profundo.
Reforçou-me a necessidade e importância que ao chegar a hora de virarmos a página, devemos ter em mente que aposentadoria deve ser rimada com “Sabedoria, Filosofia, Poesia e Alegria”.
Obrigada!
Maravilha! Quero meu 2º tempo prazeroso, pois o 1º foi de muita batalha. Vou virar a página no tempo certo!
Quando comecei a trabalhar com 17 anos , já visualizava ao longe a minha aposentadoria, nesse longo caminho fui saboreando as minhas vitórias e conquistas das metas cumpridas. Objetivos de ter Casa, Casar, Filhos e por fim Aposentar com Saúde. Tenho 55 anos e já aposentado, porém, quero Viver o meu 2º tempo sabendo que realizei tudo que tinha em pensamento quando chegasse essa hora, Quero ainda trabalhar por mais uns 4 anos para assim poder terminar o meu ciclo de trabalho.
quero jogar esse 2º tempo bem o primeiro foi muito trabalhoso , o 2º tenho certeza de muita alegria e liberdade para fazer o que gosta.
Bom Dia
Amei esta visão sobre a aposentadoria, realmente não é deixar de fazer algo, é preparar-se para uma vida que irá usufruir em todos os aspectos.
Espero sair no primeiro tempo e com meu time ganhando , não pretendo pedir prorrogação para a primeira parte da partida.Se renovar essa é a palavra chave para essa nova etapa da vida.
Muito bom o texto parabéns.
Acredito que realmente seja importante sair no momento certo, sem magoa nem ressentimento, valorizar suas conquistas e lembrar que a família e Deus são mais importantes na nova etapa que se aproxima, está preparado para novas oportunidades e aprender a fazer as escolhas certas e ninguém é de ferro curtir o segundo tempo do jogo como diz com alegria, sabedoria, poesia, etc ou seja em paz.
Por isso, que ao longo desses mais de 30(trinta) anos de trabalho, procurei fazer amigos e ter um ambiente saudável de trabalho com os meus companheiros de farda, pois acho que na aposentadoria não é uma fase para arrependimentos e mágoas deixadas para trás com ex-colegas de trabalho e sim uma faze prazerosa.
Nesta nova fase devemos lembrarmos dos bons frutos plantados, boas amizades e o melhor de tudo: as nossas conquistas individuais ou em grupo.
Espero que meus companheiros de curso tenham também esse mesmo prazer ao se aposentarem !
Eu diria que o meu jogo da vida poderia ser comparado ao voleibol em 3 sets, se me permitir fazer tal desconstrução, meu amigo tutor.
O primeito set poderia comparar à fase antes de entrar no Exército Brasileiro; o segundo set, à fase da caserna e o terceiro set à fase de desaposentaria que almejo fazer. Seria como se houvesse um empate nos dois primeiros sets e precisasse do terceiro set para desempate. Somente o voleibol permite tal analogia e tal desconstrução.
Gostaria de externar que gostei muito do aprendizado e me será muito últil nos meus objetivos de desaposentadoria. Parabéns pelo curso.
Muito bom, com certeza, somos o rio e não podemos voltar, e por isto que tenho sempre em mente como vou administrar este 2º tempo de minha nova jornada…
O artigo é excelente para reflexão de quem está próximo de se aposentar. Virar a pagina não significa um grito de “poxa! até que enfim me livrei de tanto trabalho”. Por conta do primeiro tempo bem jogado é que se estrutura o segundo tempo. Pagina virada pela satisfação do dever cumprido e que na nova fazer ter muito ânimo para de cabeça erguida entrar para o sucesso de uma fase da vida cheia de prazeres e reflexões e viver a rima: aposentadoria com sabedoria, filosofia, poesia e alegria.
É um excelente texto, podendo ser aplicado em todos os momentos das nossas vidas, não apenas para quem está se preparando para a aposentadoria.
Gostei muito deste Artigo Vire a Página. Parabéns Armelino Girardi.
gostei do texto,e irei fazer retirada da partida enquanto o time está em vitória está gozando de alta fama,da torcida,mesmo com a vontade de permanecer na fama de ser ouvida pelas pessoas esse é o cara,aquele aquele gol foi na hora certa.
A aposentadoria traz consigo diversos desafios e dúvidas. Mas, estando preparados ela será rica de experiências e conquistas. Partiu 2º tempo…
O texto é muito claro e objetivo. gostei particularmente das seguintes idéias: ” …só guarde as boas lembranças…” “…olhar para o passado com orgulho e sentimento do dever cumprido…” “…permitindo que a semente da oportunidade caia em terreno fértil…! “… medo e preocupações são normais e fazem parte de qualquer processo de mudanças…” são idéias elementares ,mais também muito faortes
Meus filhos e meu marido já estão esperando ansiosamente para esta virada de página ! Fui muito feliz na carreira que abracei, tenho orgulho do que fui e do que sou. Vivi experiências inesquecíveis. Se voltasse atrás, faria tudo novamente, talvez um pouco mais cedo. Vou para o meu 2º tempo, se Deus quiser, muito feliz e preparada para novas experiências.
Agradeço a Deus por ter vivido até aqui e chagado a aposentadoria com saúde e vivo !!! A vida não é um jogo de futebol . A meu ver não há analogia que possa explicar o antes e o depois do trabalho. Você pode estar no” primeiros minutos do primeiro tempo “com vinte e poucos anos de idade e “contundido” e o pior fora do jogo , ou seja morto. E pode estar no “segundo tempo , feliz saudável , satisfeito e grato a Deus por tudo o que ele te deu e te guardou. Conheço muitos e muitos que, infelizmente estão começando um processo a caminha da aposentadoria neste exato momento. Se aposente e faça o que você deseja fazer da sua vida e o que puder fazer é claro . Inclusive ser remunerado como um palestrante, ajudando pessoas que se aposentam de se deprimem . Apesar da minha crítica quanto a metáfora relacionada ao jogo de futebol , lí todos os artigos e vídeos e gostei muito da qualidade. Parabéns aos mentores desse curso.
Assim como o rio você não pode voltar e terá que ir em frente. Medo e preocupações são normais e fazem parte de qualquer processo de mudança. Assim como o rio não desaparece e torna-se oceano você não vai deixar de viver ao se aposentar, pois terá a oportunidade de renascer como um desaposentado ao rimar aposentadoria com sabedoria, filosofia, poesia e alegria.
Tenho 62 anos e 8 de aposentado, quero sair enquanto o time está ganhando ou seja no primeiro tempo, pois tenho certeza de ter feito belos gols, espero que o curso nos faça descobrir alguns talentos para que no 2º tempo seja mais prazeroso.
O texto passou para mim um conselho maravilhoso: se permita!
No aguardo da minha saída que será muito em breve, tenho a expectativa de me permitir viver de uma maneira diferente, leve e com muitos planos e metas para cumprir, mas agora as coisas serão no meu tempo, com tempo para ser degustadas.
Prezado Armelino,
Que belo Artigo!
Vire a Página é mais um incentivo ao trabalhador a ser o responsável por suas escolhas: como para a retirada no momento certo de seu time no campo profissional.
O bom trabalhador vai querer levar a lembrança de sua retirada por vontade própria e não permitir que a Organização / Empresa / Entidade defina a sua dispensa.
Até o momento, minhas reflexões sobre a ” Hora de minha Aposentadoria ” são muito harmoniosas com tudo que já li .
Estou caminhando bem!