Clube dos Desaposentados – Boletim nº 100

É com muita alegria que estou enviando hoje o boletim de nº 100 do Clube dos Desaposentados, aproveitando o momento para lembrar a origem, finalidade e objetivos do Clube.

A aposentadoria é uma etapa importante na vida de qualquer pessoa e traz uma série de sentimentos e questionamentos que podem contribuir para o aparecimento e/ou agravamento de problemas físicos, psicoemocionais e sociais. Trata-se de um complexo momento de ruptura com a rotina de décadas e que, dependendo de como ele seja preparado, essa nova fase poderá ser enfrentada sem grandes problemas, preservando sua qualidade de vida. Trata-se de um complexo momento de ruptura com a rotina de décadas e que, dependendo de como ele seja preparado, essa nova fase poderá ser enfrentada sem grandes problemas, preservando sua qualidade de vida.

Entendo que a aposentadoria é uma questão de dignidade humana que precisa ser resgatada. Muitos são os preconceitos e paradigmas que precisam ser quebrados. O conceito desaposentadoria e o Clube dos Desaposentados surgiu como minha contribuição para a reflexão e debate.

O prefixo “des” antes da palavra aposentadoria e com o sentido de “ação contrária/negação”, tem por objetivo, desconstruir, desfazer, desmanchar, desacreditar falsos mitos e preconceitos que cercam essa fase da vida.
A proposta é quebrar paradigmas incutidos durante anos e anos de trabalho. A intenção também é descondicionar as pessoas de práticas oriundas da vida laboral, descontaminando sua mente da falsa ideia de que os aposentados são indivíduos inativos e que não têm nada mais a contribuir à sociedade.

Desaposentadoria pode ser, portanto, sinônimo de ocupação, atividade prazerosa, bem estar-físico, mental, espiritual e emocional. Ou significar tranquilidade, realização pessoal e harmonia familiar. Ou ainda, amor em seu estado mais supremo e felicidade em sua plenitude.

Três conceitos me parecem básicos e podem também definir o que seja um desaposentado. Desaposentados são os aposentados que sonham, transformam os sonhos em projetos e os projetos em vida. São os aposentados que ocupam a cabeça, mente e coração com atividades que dão prazer, remuneradas ou não, com o propósito de reforçar sua autoestima e fazer com que se sintam úteis e necessários à sociedade. São os aposentados que rimam aposentadoria com sabedoria, filosofia, poesia e alegria.

O Clube surgiu como um canal de comunicação com aposentados ou pessoas que estão se preparando para a aposentadoria. É um espaço virtual para troca de experiências, sugestões e dicas úteis para esta nova e fascinante fase de vida. Surge como uma opção de aprendizagem contínua, que inclui a publicação de artigos que tem o objetivo de reciclar, aprofundar e manter vivos os temas ligados à aposentadoria, com abordagens sempre voltadas para o campo da humanização e suas variantes.

É preciso conscientizar-se de que existe vida na aposentadoria. O aposentado é um cidadão ainda produtivo, mas precisa encarar a nova realidade e enfrentar o mundo fora do trabalho formal com auto estima elevada e motivação necessária para novas atividades. Assim como as pessoas se preparam para o trabalho, precisam, agora, preparar-se para novos hábitos de vida, transformando a aposentadoria na melhor fase de sua vida. Isso é possível, depende unicamente de você.

Venha você também fazer do Clube. Nossa única regra exige que os aficionados do Clube mantenham a mente sempre ativa, preferencialmente por meio de atividades ligadas ao empreendedorismo, seja em atividades remuneradas ou não. O importante é não dar margem à depressão, melancolia e desânimo. Afinal, somos fruto daquilo que pensamos sobre nós e nossas potencialidades.

Em síntese, o ideal do clube é fazer brotar o espírito empreendedor e a criatividade existentes – e muitas vezes latentes – depois da aposentadoria, na busca da concretização de sonhos ainda possíveis.

Um fraternal abraço e até o próximo artigo.

Armelino Girardi

Obs.: Todos os artigos do Clube dos Desaposentados constam do portal e para acessá-los basta clicar www.desaposentado.com.br, clube.

15 Respostas para“Clube dos Desaposentados – Boletim nº 100”

  1. elisa isaura simao diz:

    stou gostando do clube e ja comecei a me preparar para a aposentadoria. abraço

  2. Prezado Armelino

    Acompanho seu site com vivo interesse, tenho seu livro e gosto dos artigos que publica.
    Recentemente conheci uma oportunidade de negócio que vc poderia juntar ao seu famoso curso.
    Gostaria de me oferecer, na qualidade de palestrante e consultora em RH, para uma parceria onde em apenas uma hora eu apresentaria ao final do seu curso uma oportunidade concreta de negócio. A empresa atua em Bem estar e Qualidade de Vida e com baixo investimento adquirimos uma franquia pessoal. Nos Estados Unidos os aposentados fazem o maiorsucesso com essa franquia, trabalham poucas horas/dia ede 2 a 5 anos conseguem independencia financeira, renda residual que passapara filhos e netos.

    Podemos conversar melhor?

    Grata,Márcia Rizzi

  3. Não gosto de carnaval e nem de viajar nessa época, por várias razões conhecidas de muitos, que não vale a pena enumerá-las. Nesses 4 dias fora da rotina sentir-me inútil por não ter o que fazer nem pora onde ir. Moro em Brasíla. A aposentadoria se aproxima e se em 4 dias, mesmo sabendo que a máquina está parada em todo o pais, já me sinto assim assim, o que dirá quando aposentado estiver, vendo as pessoas inseridas na máquina e eu sem o que fazer ou procurando preencher o tempo ocioso. É um problema a ser vivido e administrado na época !!!

  4. Clube dos Desaposentados diz:

    Olá amigo. Grato pelo contato. São normais preocupações e medos diante da aposentadoria, principalmente no momento de transição, pois se rompe com rotinas que durante anos ocuparam nossa mente e coração. Mas não se preocupe, pois poderá transformar essa etapa como a melhor fase de sua vida e eu sou um testemunha de que isso é possível. Tb estava com medo e hoje, olho para tras o sentimento de dever cumprido, sem mágoas e ressentimentos, mas tb seu saudade. descobri um novo mundo, melhor em todos os sentidos, quer na vida profissional, mas especialmente na pessoal. Acompanhe o Clube dos Desaposentados, que sempre vai apresentar novidades. Veja que tenho dois livros sobre o tema e aguarde ainda para março o lçto do PPA – Programa de Preparação para a Aposentadoria em formato de EAD, ensino à distância, que poderá contribuir m uito para que você transforme a aposentadoria na melhor fase de sua vida. Abs. Armelino Girardi

  5. Jacqueline da Nóbrega Ribeiro diz:

    Nós, que fazemos o programa PROSA da Assembleia Legislativa do Ceará, parabenizamos o Clube dos Desaposentados, idealizado por Armelino Girardi.
    Gostarímos de saber se em 2013 haverá o III Congresso Brasileiro de orientação para Aposentadoria nas Organizações.
    Um abraço.
    Jacqueline Nóbrega
    Prosa – Programa de reflexão sobre Aposentadoria
    Departamento de Recursos Humanos da ALCE

  6. Clube dos Desaposentados diz:

    Olá Jacqueline.
    Grato pelo contato e, de maneira especial, pela singeleza de suas palavras. Em 2013 não haverá o congresso que é de dois em dois anos. Mas terá em breve uma novidade: estarei lançando o PPA – Programa de Preparação para a Aposentadoria em formato de EAD, assim vocês poderá participar. Aguarde o lçto que será ainda em março. aBs,. Armelino Girardi

  7. Antonio Gardi diz:

    Boa noite Sr. Armelino:
    Parabéns pelo boletim 100. Gostei muito de suas palavras.
    Aposentei em 1997, mas trabalhei na mesma empresa até julho de 2012.
    Vou completar 72 anos em julho próximo.
    Estou muito feliz, pois ontem iniciei um novo trabalho em outra empresa.
    Abraços
    Antonio.

  8. Clube dos Desaposentados diz:

    Olá Antonio
    Obrigado pelo contato e que bom que gostou do artigo. desejo-lhe sucesso no 2º tempo de sua vida…Veja que tenho dois livros que contribuem para reflexões sobre essa etapa importante da vida.
    Abs Armelino

  9. Norberto do Carmo Filho diz:

    Prezado Sr Armelino Girardi, boa tarde!
    Parabéns pelo artigo na última edição da Revista Profissional & Negócios. Muito interessante o trecho do texto onde está escrito: muitos aposentados procuram empregos que não existem mais e não estão preparados para a nova realidade do mercado de trabalho. Mostra a necessidade de atualização constante. Viver o seu tempo e atualizar-se constantemente.
    Sou aposentado mas continuo firme na ativa, ou seja, trabalhando ainda mais, comparado ao tempo anterior.
    Vamos em frente.

  10. Clube dos Desaposentados diz:

    Caro Norberto
    Grato pelo contato e que bom que gostou do artigo. Visite o site e veja que lá constam mais de 100 artigos do Clube dos Desaposentados, uma espaço virtual de aprendizagem contínua e que tem entre seus objetivos aglutinar pessoas que rimam aposentadoria com sabedoria, filosofia, poesia e alegria.
    Divulgue o site entre seus amigos e aguarde o lançamento da Escola Virtual do Clube dos Desaposentados.

  11. Silma Maria Ribeiro Silva diz:

    Gostei do conceito de desaposentado. Ele é uma clara definição do processo de mudança. Vamos mudar, pensar diferente e encarar a vida com qualidade e felicidade. Estou dentro desta perspectiva. Um forte abraço e até adiante.
    Silma

  12. Clube dos Desaposentados diz:

    Olá Silma
    Que bom que gostou do conceito de desaposentado e aproveito para informar sobre qual foi a inspiração. Eu participava da FHT- Formação Holística Transdisciplinar – e precisava de um tema para minha obra prima (monografia). Alguns dias antes de um curso aberto ( dirigido ao público em geral) que conduzia aqui em Curitiba, sobre PPA, a pessoa de RH de uma grande empresa me telefonou pedindo para cancelar uma inscrição, em função da pessoa ter aposentado naquela semana. Foi aí que indaguei: “…mas não essa uma razão para ele participar”?. Foi então que ouvi algo bem dolorido e que infelizmente é a realidade nas empresas, lembrando-me inclusive da empresa onde trabalhava: “Meu sistema não aceita que pague um curso para uma matrícula inativa”. Dito aposentado participou do curso como meu convidado. Foi aí que surgiu o termo, com os objetivos citados no artigo.

  13. Ao viramos a página temos que fazer precisamente o que você destaca em seu artigo quando diz que “Desaposentadoria pode ser, portanto, sinônimo de ocupação, atividade prazerosa, bem estar-físico, mental, espiritual e emocional. Ou significar tranquilidade, realização pessoal e harmonia familiar. Ou ainda, amor em seu estado mais supremo e felicidade em sua plenitude.”
    Temos que estar preparados para “enfrentarmos” o lado positivo da vida, pois não fomos acostumados a isso e sim, na maioria das vezes, a cumprirmos obrigações e deveres que a vida nos impõe.

  14. Olá Armelino,

    gostei muito deste artigo, com certeza vou ler todos que encaminharem para minha próxima desaposentação.
    abraços
    Lucia

  15. Já participei de um curso com você preparação para aposentaria e realmente este boletim mostra que aposentar não fim de carreira e sim buscar coisa que vão lhe dar prazer em todos os aspectos.
    E na vida temos que estar preparado para tudo e por que não para entra no segundo tempo de nossa vida.
    Abçs
    Seus boletins são ótimos, Parabéns.

comment_type == "trackback" || $comment->comment_type == "pingback" || ereg("", $comment->comment_content) || ereg("", $comment->comment_content)) { ?>

Trackbacks & Pingbacks

  1. elisa isaura simao:

    stou gostando do clube e ja comecei a me preparar para a aposentadoria. abraço

    --7 de fevereiro de 2013 @ 13:22
  2. comment_type == "trackback" || $comment->comment_type == "pingback" || ereg("", $comment->comment_content) || ereg("", $comment->comment_content)) { ?>

    Trackbacks & Pingbacks

    1. Márcia Rizzi:

      Prezado Armelino

      Acompanho seu site com vivo interesse, tenho seu livro e gosto dos artigos que publica.
      Recentemente conheci uma oportunidade de negócio que vc poderia juntar ao seu famoso curso.
      Gostaria de me oferecer, na qualidade de palestrante e consultora em RH, para uma parceria onde em apenas uma hora eu apresentaria ao final do seu curso uma oportunidade concreta de negócio. A empresa atua em Bem estar e Qualidade de Vida e com baixo investimento adquirimos uma franquia pessoal. Nos Estados Unidos os aposentados fazem o maiorsucesso com essa franquia, trabalham poucas horas/dia ede 2 a 5 anos conseguem independencia financeira, renda residual que passapara filhos e netos.

      Podemos conversar melhor?

      Grata,Márcia Rizzi

      --7 de fevereiro de 2013 @ 16:33
    2. comment_type == "trackback" || $comment->comment_type == "pingback" || ereg("", $comment->comment_content) || ereg("", $comment->comment_content)) { ?>

      Trackbacks & Pingbacks

      1. Edvaldo:

        Não gosto de carnaval e nem de viajar nessa época, por várias razões conhecidas de muitos, que não vale a pena enumerá-las. Nesses 4 dias fora da rotina sentir-me inútil por não ter o que fazer nem pora onde ir. Moro em Brasíla. A aposentadoria se aproxima e se em 4 dias, mesmo sabendo que a máquina está parada em todo o pais, já me sinto assim assim, o que dirá quando aposentado estiver, vendo as pessoas inseridas na máquina e eu sem o que fazer ou procurando preencher o tempo ocioso. É um problema a ser vivido e administrado na época !!!

        --12 de fevereiro de 2013 @ 20:38
      2. comment_type == "trackback" || $comment->comment_type == "pingback" || ereg("", $comment->comment_content) || ereg("", $comment->comment_content)) { ?>

        Trackbacks & Pingbacks

        1. Clube dos Desaposentados:

          Olá amigo. Grato pelo contato. São normais preocupações e medos diante da aposentadoria, principalmente no momento de transição, pois se rompe com rotinas que durante anos ocuparam nossa mente e coração. Mas não se preocupe, pois poderá transformar essa etapa como a melhor fase de sua vida e eu sou um testemunha de que isso é possível. Tb estava com medo e hoje, olho para tras o sentimento de dever cumprido, sem mágoas e ressentimentos, mas tb seu saudade. descobri um novo mundo, melhor em todos os sentidos, quer na vida profissional, mas especialmente na pessoal. Acompanhe o Clube dos Desaposentados, que sempre vai apresentar novidades. Veja que tenho dois livros sobre o tema e aguarde ainda para março o lçto do PPA – Programa de Preparação para a Aposentadoria em formato de EAD, ensino à distância, que poderá contribuir m uito para que você transforme a aposentadoria na melhor fase de sua vida. Abs. Armelino Girardi

          --4 de março de 2013 @ 14:18
        2. comment_type == "trackback" || $comment->comment_type == "pingback" || ereg("", $comment->comment_content) || ereg("", $comment->comment_content)) { ?>

          Trackbacks & Pingbacks

          1. Jacqueline da Nóbrega Ribeiro:

            Nós, que fazemos o programa PROSA da Assembleia Legislativa do Ceará, parabenizamos o Clube dos Desaposentados, idealizado por Armelino Girardi.
            Gostarímos de saber se em 2013 haverá o III Congresso Brasileiro de orientação para Aposentadoria nas Organizações.
            Um abraço.
            Jacqueline Nóbrega
            Prosa – Programa de reflexão sobre Aposentadoria
            Departamento de Recursos Humanos da ALCE

            --20 de fevereiro de 2013 @ 16:42
          2. comment_type == "trackback" || $comment->comment_type == "pingback" || ereg("", $comment->comment_content) || ereg("", $comment->comment_content)) { ?>

            Trackbacks & Pingbacks

            1. Clube dos Desaposentados:

              Olá Jacqueline.
              Grato pelo contato e, de maneira especial, pela singeleza de suas palavras. Em 2013 não haverá o congresso que é de dois em dois anos. Mas terá em breve uma novidade: estarei lançando o PPA – Programa de Preparação para a Aposentadoria em formato de EAD, assim vocês poderá participar. Aguarde o lçto que será ainda em março. aBs,. Armelino Girardi

              --4 de março de 2013 @ 14:13
            2. comment_type == "trackback" || $comment->comment_type == "pingback" || ereg("", $comment->comment_content) || ereg("", $comment->comment_content)) { ?>

              Trackbacks & Pingbacks

              1. Antonio Gardi:

                Boa noite Sr. Armelino:
                Parabéns pelo boletim 100. Gostei muito de suas palavras.
                Aposentei em 1997, mas trabalhei na mesma empresa até julho de 2012.
                Vou completar 72 anos em julho próximo.
                Estou muito feliz, pois ontem iniciei um novo trabalho em outra empresa.
                Abraços
                Antonio.

                --28 de fevereiro de 2013 @ 22:20
              2. comment_type == "trackback" || $comment->comment_type == "pingback" || ereg("", $comment->comment_content) || ereg("", $comment->comment_content)) { ?>

                Trackbacks & Pingbacks

                1. Clube dos Desaposentados:

                  Olá Antonio
                  Obrigado pelo contato e que bom que gostou do artigo. desejo-lhe sucesso no 2º tempo de sua vida…Veja que tenho dois livros que contribuem para reflexões sobre essa etapa importante da vida.
                  Abs Armelino

                  --4 de março de 2013 @ 14:10
                2. comment_type == "trackback" || $comment->comment_type == "pingback" || ereg("", $comment->comment_content) || ereg("", $comment->comment_content)) { ?>

                  Trackbacks & Pingbacks

                  1. Norberto do Carmo Filho:

                    Prezado Sr Armelino Girardi, boa tarde!
                    Parabéns pelo artigo na última edição da Revista Profissional & Negócios. Muito interessante o trecho do texto onde está escrito: muitos aposentados procuram empregos que não existem mais e não estão preparados para a nova realidade do mercado de trabalho. Mostra a necessidade de atualização constante. Viver o seu tempo e atualizar-se constantemente.
                    Sou aposentado mas continuo firme na ativa, ou seja, trabalhando ainda mais, comparado ao tempo anterior.
                    Vamos em frente.

                    --7 de março de 2013 @ 14:23
                  2. comment_type == "trackback" || $comment->comment_type == "pingback" || ereg("", $comment->comment_content) || ereg("", $comment->comment_content)) { ?>

                    Trackbacks & Pingbacks

                    1. Clube dos Desaposentados:

                      Caro Norberto
                      Grato pelo contato e que bom que gostou do artigo. Visite o site e veja que lá constam mais de 100 artigos do Clube dos Desaposentados, uma espaço virtual de aprendizagem contínua e que tem entre seus objetivos aglutinar pessoas que rimam aposentadoria com sabedoria, filosofia, poesia e alegria.
                      Divulgue o site entre seus amigos e aguarde o lançamento da Escola Virtual do Clube dos Desaposentados.

                      --7 de março de 2013 @ 15:19
                    2. comment_type == "trackback" || $comment->comment_type == "pingback" || ereg("", $comment->comment_content) || ereg("", $comment->comment_content)) { ?>

                      Trackbacks & Pingbacks

                      1. Silma Maria Ribeiro Silva:

                        Gostei do conceito de desaposentado. Ele é uma clara definição do processo de mudança. Vamos mudar, pensar diferente e encarar a vida com qualidade e felicidade. Estou dentro desta perspectiva. Um forte abraço e até adiante.
                        Silma

                        --22 de abril de 2013 @ 13:06
                      2. comment_type == "trackback" || $comment->comment_type == "pingback" || ereg("", $comment->comment_content) || ereg("", $comment->comment_content)) { ?>

                        Trackbacks & Pingbacks

                        1. Clube dos Desaposentados:

                          Olá Silma
                          Que bom que gostou do conceito de desaposentado e aproveito para informar sobre qual foi a inspiração. Eu participava da FHT- Formação Holística Transdisciplinar – e precisava de um tema para minha obra prima (monografia). Alguns dias antes de um curso aberto ( dirigido ao público em geral) que conduzia aqui em Curitiba, sobre PPA, a pessoa de RH de uma grande empresa me telefonou pedindo para cancelar uma inscrição, em função da pessoa ter aposentado naquela semana. Foi aí que indaguei: “…mas não essa uma razão para ele participar”?. Foi então que ouvi algo bem dolorido e que infelizmente é a realidade nas empresas, lembrando-me inclusive da empresa onde trabalhava: “Meu sistema não aceita que pague um curso para uma matrícula inativa”. Dito aposentado participou do curso como meu convidado. Foi aí que surgiu o termo, com os objetivos citados no artigo.

                          --24 de abril de 2013 @ 23:28
                        2. comment_type == "trackback" || $comment->comment_type == "pingback" || ereg("", $comment->comment_content) || ereg("", $comment->comment_content)) { ?>

                          Trackbacks & Pingbacks

                          1. Márcio Milagre:

                            Ao viramos a página temos que fazer precisamente o que você destaca em seu artigo quando diz que “Desaposentadoria pode ser, portanto, sinônimo de ocupação, atividade prazerosa, bem estar-físico, mental, espiritual e emocional. Ou significar tranquilidade, realização pessoal e harmonia familiar. Ou ainda, amor em seu estado mais supremo e felicidade em sua plenitude.”
                            Temos que estar preparados para “enfrentarmos” o lado positivo da vida, pois não fomos acostumados a isso e sim, na maioria das vezes, a cumprirmos obrigações e deveres que a vida nos impõe.

                            --18 de julho de 2013 @ 23:28
                          2. comment_type == "trackback" || $comment->comment_type == "pingback" || ereg("", $comment->comment_content) || ereg("", $comment->comment_content)) { ?>

                            Trackbacks & Pingbacks

                            1. Lucia:

                              Olá Armelino,

                              gostei muito deste artigo, com certeza vou ler todos que encaminharem para minha próxima desaposentação.
                              abraços
                              Lucia

                              --17 de novembro de 2013 @ 1:28
                            2. comment_type == "trackback" || $comment->comment_type == "pingback" || ereg("", $comment->comment_content) || ereg("", $comment->comment_content)) { ?>

                              Trackbacks & Pingbacks

                              1. Antonia:

                                Já participei de um curso com você preparação para aposentaria e realmente este boletim mostra que aposentar não fim de carreira e sim buscar coisa que vão lhe dar prazer em todos os aspectos.
                                E na vida temos que estar preparado para tudo e por que não para entra no segundo tempo de nossa vida.
                                Abçs
                                Seus boletins são ótimos, Parabéns.

                                --28 de novembro de 2013 @ 13:21

                              Deixe uma resposta

Comentários Recentes