“Fraternidade e Juventude” – CF 2013- Boletim nº 102

Considero uma iniciativa louvável e que muito contribui para um mundo mais justo e humano a Campanha da Fraternidade que a CNBB lança todo ano durante a Quaresma, período entre o Carnaval e a Páscoa.
“Fraternidade e Juventude” com o lema “Eis-me aqui, envia-me” ( Is 6,8) é o tema da CF de 2013. E ao repropor Juventude como tema da Campanha da Fraternidade, nesse tempo de mudança de época, a Igreja propõe aos jovens uma reflexão sobre um sentido de vida e missão.
Ao retomar o tema Juventude, a CF 2013 se propõe olhar a realidade dos jovens, acolhendo-os com a riqueza de suas diversidades, propostas e potencialidades; entendê-los e auxiliá-los neste contexto de profundo impacto cultural e de relações midiáticas; fazer-se solidária em seus sofrimentos e angústias, especialmente junto aos que mais sofrem com os desafios desta mudança de época e com a exclusão social; reavivar-lhes o potencial de participação e transformação.

Esta Campanha deseja, no contexto do Ano da Fé, mobilizar a Igreja e, o quanto possível, os segmentos da sociedade, a fim de se solidarizarem com estes jovens, favorecer-lhes espaços, projetos e políticas públicas que possam auxiliá-los a organizarem a própria vida a partir de escolhas fundamentais e de uma construção sólida do projeto pessoal, a se compreenderem como força de transformação para os novos tempos, a desenvolverem seu potencial comunicativo pelas redes sociais em vista da ética e do bem de todos, a assumirem seu papel específico na comunidade eclesial e no exercício do protagonismo que deles se espera, nas comunidades e na luta por uma sociedade que proporcione vida a todos.

Independente de qual seja nossa religião e nossas crenças, a CF surge sempre como uma oportunidade de reflexão, trazendo-nos temas relevantes e que contribuem para um mundo mais justo, humano e fraterno. Na campanha deste ano fica a mensagem de sensibilizar os jovens para serem agentes transformadores da sociedade, protagonistas da civilização do amor e do bem comum.
Como pais queremos o bem de nossos filhos, um futuro promissor num mundo melhor. Mas, falamos tanto em deixar um planeta melhor para nossos filhos e tão pouco na urgência de deixarmos filhos melhores para o nosso planeta. Que seja essa nossa reflexão neste período quaresmal.
Que Deus o (a) proteja junto a seus familiares.

Um fraternal abraço e até o próximo artigo,

Armelino Girardi

Palestrante e consultor em desenvolvimento de pessoas é o criador e mantenedor do portal www.desaposentado.com.br, idealizador e catalisador do Clube dos Desaposentados. É autor do livro “Desaposentado: melhor agora” e co-autor do livro “Agora e sempre a vida é um projeto – Uma visão ampliada da vida”.

Fonte: documento do CF 2013