Escola virtual do Clube dos Desaposentados – Boletim nº 103
Nossa geração, a chamada de “baby boomer” – nascidos entre 1943 a 1964, com a explosão populacional do pós-guerra – teve que aprender muito para se adequar às grandes mudanças e inovações tecnológicas que marcaram as últimas décadas. Aprendemos a fazer contas com a facit, a escrever com a máquina de datilografia, utilizamos o telex, o mimeógrafo, depois surgiu o computador, a internet e hoje convivemos diariamente com as mais variadas novidades tecnológicas em todas as áreas, que não cessam de se renovar. Como acompanhar a tecnologia e manter-se atualizado para não ficar parado no “tempo e no espaço”?
Foram necessários 15 ou mais anos de educação formal para inserir-nos no mundo do trabalho. Cursos de aperfeiçoamento e reciclagens fizeram parte de nossa vida profissional para manter-nos atualizados e produtivos. A escola formal nos forneceu informações e conhecimentos, além de uma formação técnica que contribuiu para nosso crescimento profissional. Fomos, no entanto, preparados prioritariamente para o trabalho e não para a vida. A ênfase foi no desenvolvimento de competências e habilidades técnicas e quase nada em competências interpessoais. O autoconhecimento ficou relegado a um segundo plano. Faltou a educação para a sensibilidade, uma visão ampliada e mais humana da vida.
E agora que a aposentadoria chegou ou está chegando qual é a tendência? A tendência é parar de estudar e esta é, infelizmente, a grande realidade de muitos aposentados. Parados no tempo e no espaço, sem esforço para buscar novas aprendizagens. Muitos excluídos do mundo digital e sem condições de se comunicar e acompanhar as evoluções tecnológicas. Muitos aposentados dizem: para que estudar, se já estou aposentado?
A aposentadoria é uma etapa importante na vida de qualquer pessoa para usufruir o que plantou. Ela traz, no entanto, uma série de sentimentos e questionamentos que podem contribuir para o aparecimento e/ou agravamento de problemas físicos, psicoemocionais e sociais. Trata-se de um complexo momento de ruptura com a rotina de décadas e que, dependendo de como ele seja preparado, essa nova fase poderá ser enfrentada sem grandes problemas, preservando sua qualidade de vida.
É preciso conscientizar-se de que existe vida na aposentadoria. O aposentado é um cidadão ainda produtivo e precisa preparar-se para encarar a nova realidade e enfrentar o mundo fora do trabalho formal com autoestima elevada e motivação necessária para novas atividades.
Foi diante dessa realidade que o Clube dos Desaposentados surgiu, há sete anos, como um espaço virtual de aprendizagem contínua. Estamos agora dando um passo mais significativo com o lançamento da Escola Virtual do Clube dos Desaposentados. Até então o Clube se limitava a produzir leituras de estímulo e reforço e, agora, oferecerá também cursos nos mais variados segmentos, num ambiente virtual de aprendizagem.
Iniciamos com o “PPA – Programa de Preparação para a Aposentadoria”, que tem por objetivo preparar e orientar as pessoas em fase de preparação para a aposentadoria – ou já aposentadas- para que possam encarar a nova realidade e o mundo – fora do trabalho formal – com motivação necessária para prosseguir em outras atividades e ocupações prazerosas.
Para facilitar a aprendizagem e, até como estímulo para inserir o aposentado na tecnologia ou com ela manter-se familiarizado, todos os cursos serão oferecidos num ambiente virtual, onde destacamos algumas vantagens: a padronização e agilidade no aprendizado; a economia e flexibilidade de tempo para realizar os cursos, sem necessidade de deslocamentos; a manutenção de conteúdos e informações sempre atualizadas e padronizadas; a autoaprendizagem de forma didática, clara e objetiva e a oportunidade de uma aprendizagem contínua.
Outros cursos serão desenvolvidos e oferecidos na sequência, abrangendo as mais diversas áreas de aprendizagem. Numa segunda etapa a Escola, com a experiência de seus consultores desaposentados, pretende oferecer aos jovens e às pessoas de qualquer idade, cursos de formação humanista, dentro de uma visão ampliada da vida, conscientizando-os de que o trabalho é apenas parte da vida e a pessoa é a soma das partes.
Venha você também fazer parte da Escola Virtual do Clube dos Desaposentados, mais uma oportunidade de preparar-se e transformar a aposentadoria na melhor fase de sua vida.
Saudações
Armelino Girardi e Silvia Maria de Araújo
Autores do livro “Agora e sempre a vida é um projeto – Uma visão ampliada da vida”
Para reflexão:
“Ninguém pode fazer história, se não quiser arriscar a própria pele, levando até o fim a experiência da própria vida, e deixando bem claro que a vida não é uma continuação do passado, mas sempre um novo começo; continuar é uma tarefa que até os animais são capazes de fazer, mas começar, inovar é a única prerrogativa do homem que o coloca acima dos animais “ (Jung)
Caro Girardi,
Parabéns pelo lançamento da Escola Virtual.
Trata-se de um grande feito.
Abraços
Erico
Caro Erico
Grato pelo contato e pelos cumprimentos. Como lhe falei, a Escola é um grande projeto, para o qual preciso de um grupo de consultores parceiros para ampliá-la. Conto com você.
Abs
É muito importante que alguém pense algo diferente para essa fase da vida. em geral, quem se aposenta tem a ideia de que a vida chegou ou está chegando ao seu final. Por isso “entrega” os pontos… Não, hoje, após a aposentadoria, há uma perspectiva de vida ainda muito longa. Por isso, quero cumprimentá-lo, Armelino. Atitudes assim merecem ser louvadas e apoiadas. Trazem um significado que muitos não conseguem enxergar. despertar a jovialidade que existe nas pessoas com uma idade um pouco mais avançada é uma tarefa de quem acredita na vida.
Parabéns pela iniciativa e tenha a certeza que esse trabalho encontrará eco em muita gente. Muitos ficarão eternamente gratos pela luz que estás acendendo. Para quem aderir a essa proposta, a vida terá outro sentido daqui para a frente…
Grande abraço, amigo!
Fred.
Que interessante amigo, mais uma vez a frente de seu tempo
Cleusa Martis
Olá Cleusa
Grato pelo contato e perceba que vc também poderá participar da Escola Virtual
Parabéns pela escola virtual. Com certeza esse é o canal para nos manter conectados a nós mesmos e nos manter atualizados. Vejo que as instituições não se preocupam em realizar programas de preparação para aposentadoria dos seus funcionários. O serviço público principalmente deveria se preocupar com isso. Diante dessa realidade tenho pensado em buscar ferramentas que me capacite a ministrar esses cursos. Vejo dentro da realidade que vivenciei e vivencio uma oportunidade de trabalho. Por isso peço mais informações sobre o assunto.
Olá Adelaide
Grato pelo contato e que bom que gostou do novo projeto. Venha também você fazer parte da Escola participando de algum dos cursos oferecidos.
Acompanho e leio todos os boletins. Me aposentei em julho/12 e atraves de seus ensinamentos e para não ficar ocioso, tive a felicidade de arrumar um emprego somente para o período da manha.Estou muito feliz.Parabéns pelo projeto da Escola Virtual.
Abraços
Antonio.
Caro Antonio
Bom saber que acompanha e lê os boletins do Clube dos Desaposentados. Agora que está aposentado aproveite para divulgar o site e os artigos a seus conhecidos e amigos. Veja no site que agora estamos lançando a Escola Virtual do Clube dos Desaposentados, uma oportunidade de cursos para poder transformar a aposentadoria na melhor fase da vida dos aposentados.
Parabens Armelino !!!
Sucesso……..Bela iniciativa.
Abração.