Sonho – 1º estado da aposentadoria ativa – Boletim nº 64
“Eu não sou do tamanho de minha altura, mas do tamanho do que vejo; e o que vejo são os meus sonhos” (Fernando Pessoa)
Esta brilhante frase serve como uma luva para simbolizar a visão que tenho da vida do aposentado. Quem entrou na contagem regressiva ou já se encontra aposentado deve continuar alimentando sonhos e ideais a médio e longo prazos.
E esta é uma questão essencial para que os aposentados tenham uma aposentadoria ativa, com algo que os motive a levantar cedo e ocupar-se prazerosamente com atividades que lhes dê brilho nos olhos.
Mesmo sendo aposentado é preciso alimentar sonhos e ideais para continuar a viver. Se você não tiver um projeto pessoal de vida, fatalmente vai acabar cumprindo projetos dos outros. Cuidado para não ser chamado de “já que” por seus familiares, parentes e amigos. Quero dizer: “Já que você está aposentado, não quer ir ao supermercado para mim…?”, “Já que você não tem o que fazer, não quer juntar as folhas caídas no jardim…?”, “Já que você está desocupado e tem tempo de sobra, não quer ficar na fila do banco e pagar uma conta para mim…?” – e assim por diante. Estas atividades também são importantes e precisamos exercê-las, pois fazem parte do cotidiano e ajudam a arejar a mente, mas não devem ser somente porque se está aparentemente sem rumo. Estar aposentado não é estar desocupado e ficar preenchendo seu tempo com atividades dos outros, muito pelo contrário, pode-se estar aposentado e mais ocupado do que se esteve durante toda a vida, só que agora ocupado com os seus projetos e objetivos pessoais.
Portanto, sugiro que aproveite toda a experiência que você adquiriu durante anos de trabalho e estabeleça seu projeto pessoal de vida. Agora, já, imediatamente! Essa é a oportunidade de repensar sua vida, de fazer um balanço de suas realizações no campo profissional, pessoal e familiar, computando erros e acertos. É o momento de definir ou reavaliar sua missão pessoal, suas novas atividades e ocupações. É o momento de resgatar e aprofundar seus valores, com reforço das relações familiares, de amizade e na busca constante da melhoria da qualidade de vida. É o momento também de listar suas forças e fraquezas, além de estabelecer as ações de melhorias em cada uma das dimensões da vida, necessárias para realizar seus sonhos e alcançar seus objetivos.
Imagine-se no ano de 2016, conversando com seus familiares e fazendo uma retrospectiva de sua vida. Deixe a imaginação fluir e coloque no papel as suas maiores aspirações profissionais e pessoais. Mas procure ser realista: nada de descrever uma sequência de conquistas que pareçam impossíveis de realizar. Isso pode causar frustrações e desilusões lá na frente. Este exercício vai ajudá-lo a relacionar e selecionar suas prioridades. É fundamental saber aonde se quer chegar, estudar o melhor caminho, verificar se o que você tem na bagagem é suficiente ou necessitará conseguir algo pelo caminho.
Busque nos sonhos a possibilidade de inventar seu futuro. Todavia, lembre-se de que a realização de um sonho depende de muito suor, dedicação e esforço. Ninguém vira um vencedor da noite para o dia. É preciso que se tenha um projeto pessoal de vida. Pense nisso e mãos à obra.
Que Deus o (a) proteja junto a seus familiares
Um fraternal abraço e até o próximo artigo,
Querido amigo Armelino , maravilhoso texto , vc realmente é uma Obra Prima, e faz a diferença neste universo. Deus te abençoe e o ilumine sempre , e nesta comunhão voce continuará iluminando nosso mundo tão carente de pessoas especiais feito voce . um grade abraço LUCIA DO ISRAEL EQ. 26B.
Querida amiga Lúcia
Fiquei realmente sensibilizado com sua bela e generosa mensagem.
Que bom que gostou do artigo. Veja que o Clube dos Desaposentados tem o objetivo de aglutinar pessoas que rimam aposentadoria com sabedoria, filosofia, poesia e alegria, e estimula a reflexão sobre temas relevantes com o envio de artigos quinzenais. Com você tb é uma pessoa especial divulgue o site e o blog para seus amigos, contribuindo, desta forma, para elevar a autoestima de outras pessoas. Que Deus a proteja e acompanhe. Abs
Armelino
O seu artigo nos fez refletir sobre nossa capacidade pensante não cessante. E que mesmo fazer favores por tempo livre tem limite. Ainda travo conflito por não estar remunerado como desaposentado. Chequei ate a propor trabalho voluntario mas eles não aceitaram. Estabeleci meta de uma viagem internacional com a esposal em 2013 e pretendo cumprir. Até lá teremos 30 anos de casamento para celebrar.Gostei do plano de projetos de vida para realização ate 2016 sugerido em seu artigo. Estou feliz e saudavel.
Caro João
Grato pelo contato e que bom que o artigo o estimulou no seu projeto de vida. É esse mesmo o objetivo do Clube dos Desaposentados através do blog e artigos…opções de reflexão sobre temas relevantes.
realmente estou no inicio da minha fase de aposentada. espero que os artigos a mim enviados venham realmente apontar ou estimular para que nao vá me acomodar em apenas atividades ja rotineiras . quero dentro das minhas codiçoes atuais engajar-me em algo novo e realmente eficaz em direçao de uma visao de liberdade e doaçao aos que porventura puder somar ou até se for necessrio doar. foi providencial encontrar este espaço e fico no aguardo dos proximos artigos. atenciosamente : Lucia
Lúcia
Grato pelo contato e que bom que gostou do espaço….Seja bem vinda ao Clube dos Desaposentados, um espaço virtual de pessoas que rimam aposentadoria com sabedoria, filosofia, poesia e alegria. O objetivo do Clube é proporcional reflexões sobre temas relevantes através do envio de artigos quinzenais. Veja no site que já são 80 artigos, todos à disposição de quem esteja a fim de refletir sobre o 2º tempo da vida, como uma oportunidade de recomeçar. Além dos artigos, existe tb um livro e cursos sobre a temática.
CLUBE,
Quero parabenizar pelos artigos pois servirão para nortear a monografia que estou escrevendo para concluir o curso de espcialização em gestão pública. Estou sugerindo ao meu orgão (IFPB) a implementação do ppa. Sabemos que a aposentadoria em regra é acompanhada do avanço da idade e não podemos permitir que nossos futuros aposentados se tornem aposentados JA QUE.
ABRAÇOS
Josivaldo
Fico feliz por estar contribuindo com a sua monografia e o parabenizo por sugerir a implantação do PPA para sua empresa.
Veja que além dos artigos tenho tb um livro que aborda questões bem amplas sobre a preparação para a aposentadoria.
Abs
Armelino
Armelino meu querido, tive o privilégio de fazer o curso de preparação para aposentadoria e também o prazer de conhecê-lo e receber uma medalha de suas mãos. Não imaginas quão útil me é e será pelo resto dos meus dias tudo isso. Por tudo isso eu dou graças ao nosso grande e poderoso Deus.
Um grande abraço…