Clube dos Desaposentados – Boletim nº 100
É com muita alegria que estou enviando hoje o boletim de nº 100 do Clube dos Desaposentados, aproveitando o momento para lembrar a origem, finalidade e objetivos do Clube.
A aposentadoria é uma etapa importante na vida de qualquer pessoa e traz uma série de sentimentos e questionamentos que podem contribuir para o aparecimento e/ou agravamento de problemas físicos, psicoemocionais e sociais. Trata-se de um complexo momento de ruptura com a rotina de décadas e que, dependendo de como ele seja preparado, essa nova fase poderá ser enfrentada sem grandes problemas, preservando sua qualidade de vida. Trata-se de um complexo momento de ruptura com a rotina de décadas e que, dependendo de como ele seja preparado, essa nova fase poderá ser enfrentada sem grandes problemas, preservando sua qualidade de vida.
Entendo que a aposentadoria é uma questão de dignidade humana que precisa ser resgatada. Muitos são os preconceitos e paradigmas que precisam ser quebrados. O conceito desaposentadoria e o Clube dos Desaposentados surgiu como minha contribuição para a reflexão e debate.
O prefixo “des” antes da palavra aposentadoria e com o sentido de “ação contrária/negação”, tem por objetivo, desconstruir, desfazer, desmanchar, desacreditar falsos mitos e preconceitos que cercam essa fase da vida.
A proposta é quebrar paradigmas incutidos durante anos e anos de trabalho. A intenção também é descondicionar as pessoas de práticas oriundas da vida laboral, descontaminando sua mente da falsa ideia de que os aposentados são indivíduos inativos e que não têm nada mais a contribuir à sociedade.
Desaposentadoria pode ser, portanto, sinônimo de ocupação, atividade prazerosa, bem estar-físico, mental, espiritual e emocional. Ou significar tranquilidade, realização pessoal e harmonia familiar. Ou ainda, amor em seu estado mais supremo e felicidade em sua plenitude.
Três conceitos me parecem básicos e podem também definir o que seja um desaposentado. Desaposentados são os aposentados que sonham, transformam os sonhos em projetos e os projetos em vida. São os aposentados que ocupam a cabeça, mente e coração com atividades que dão prazer, remuneradas ou não, com o propósito de reforçar sua autoestima e fazer com que se sintam úteis e necessários à sociedade. São os aposentados que rimam aposentadoria com sabedoria, filosofia, poesia e alegria.
O Clube surgiu como um canal de comunicação com aposentados ou pessoas que estão se preparando para a aposentadoria. É um espaço virtual para troca de experiências, sugestões e dicas úteis para esta nova e fascinante fase de vida. Surge como uma opção de aprendizagem contínua, que inclui a publicação de artigos que tem o objetivo de reciclar, aprofundar e manter vivos os temas ligados à aposentadoria, com abordagens sempre voltadas para o campo da humanização e suas variantes.
É preciso conscientizar-se de que existe vida na aposentadoria. O aposentado é um cidadão ainda produtivo, mas precisa encarar a nova realidade e enfrentar o mundo fora do trabalho formal com auto estima elevada e motivação necessária para novas atividades. Assim como as pessoas se preparam para o trabalho, precisam, agora, preparar-se para novos hábitos de vida, transformando a aposentadoria na melhor fase de sua vida. Isso é possível, depende unicamente de você.
Venha você também fazer do Clube. Nossa única regra exige que os aficionados do Clube mantenham a mente sempre ativa, preferencialmente por meio de atividades ligadas ao empreendedorismo, seja em atividades remuneradas ou não. O importante é não dar margem à depressão, melancolia e desânimo. Afinal, somos fruto daquilo que pensamos sobre nós e nossas potencialidades.
Em síntese, o ideal do clube é fazer brotar o espírito empreendedor e a criatividade existentes – e muitas vezes latentes – depois da aposentadoria, na busca da concretização de sonhos ainda possíveis.
Um fraternal abraço e até o próximo artigo.
Armelino Girardi
Obs.: Todos os artigos do Clube dos Desaposentados constam do portal e para acessá-los basta clicar www.desaposentado.com.br, clube.
stou gostando do clube e ja comecei a me preparar para a aposentadoria. abraço
Prezado Armelino
Acompanho seu site com vivo interesse, tenho seu livro e gosto dos artigos que publica.
Recentemente conheci uma oportunidade de negócio que vc poderia juntar ao seu famoso curso.
Gostaria de me oferecer, na qualidade de palestrante e consultora em RH, para uma parceria onde em apenas uma hora eu apresentaria ao final do seu curso uma oportunidade concreta de negócio. A empresa atua em Bem estar e Qualidade de Vida e com baixo investimento adquirimos uma franquia pessoal. Nos Estados Unidos os aposentados fazem o maiorsucesso com essa franquia, trabalham poucas horas/dia ede 2 a 5 anos conseguem independencia financeira, renda residual que passapara filhos e netos.
Podemos conversar melhor?
Grata,Márcia Rizzi
Não gosto de carnaval e nem de viajar nessa época, por várias razões conhecidas de muitos, que não vale a pena enumerá-las. Nesses 4 dias fora da rotina sentir-me inútil por não ter o que fazer nem pora onde ir. Moro em Brasíla. A aposentadoria se aproxima e se em 4 dias, mesmo sabendo que a máquina está parada em todo o pais, já me sinto assim assim, o que dirá quando aposentado estiver, vendo as pessoas inseridas na máquina e eu sem o que fazer ou procurando preencher o tempo ocioso. É um problema a ser vivido e administrado na época !!!
Nós, que fazemos o programa PROSA da Assembleia Legislativa do Ceará, parabenizamos o Clube dos Desaposentados, idealizado por Armelino Girardi.
Gostarímos de saber se em 2013 haverá o III Congresso Brasileiro de orientação para Aposentadoria nas Organizações.
Um abraço.
Jacqueline Nóbrega
Prosa – Programa de reflexão sobre Aposentadoria
Departamento de Recursos Humanos da ALCE
Prezado Sr Armelino Girardi, boa tarde!
Parabéns pelo artigo na última edição da Revista Profissional & Negócios. Muito interessante o trecho do texto onde está escrito: muitos aposentados procuram empregos que não existem mais e não estão preparados para a nova realidade do mercado de trabalho. Mostra a necessidade de atualização constante. Viver o seu tempo e atualizar-se constantemente.
Sou aposentado mas continuo firme na ativa, ou seja, trabalhando ainda mais, comparado ao tempo anterior.
Vamos em frente.
Gostei do conceito de desaposentado. Ele é uma clara definição do processo de mudança. Vamos mudar, pensar diferente e encarar a vida com qualidade e felicidade. Estou dentro desta perspectiva. Um forte abraço e até adiante.
Silma
Ao viramos a página temos que fazer precisamente o que você destaca em seu artigo quando diz que “Desaposentadoria pode ser, portanto, sinônimo de ocupação, atividade prazerosa, bem estar-físico, mental, espiritual e emocional. Ou significar tranquilidade, realização pessoal e harmonia familiar. Ou ainda, amor em seu estado mais supremo e felicidade em sua plenitude.”
Temos que estar preparados para “enfrentarmos” o lado positivo da vida, pois não fomos acostumados a isso e sim, na maioria das vezes, a cumprirmos obrigações e deveres que a vida nos impõe.
Olá Armelino,
gostei muito deste artigo, com certeza vou ler todos que encaminharem para minha próxima desaposentação.
abraços
Lucia