Dia 8 de março – Dia Internacional da Mulher – Boletim 102
No dia 8 de março de 1857, operárias de uma fábrica de tecidos, situada na cidade norte americana de Nova Iorque, fizeram uma grande greve, ocupando uma fábrica para reivindicar melhores condições de trabalho, equiparação de salários com os homens e tratamento digno dentro do ambiente de trabalho. A manifestação foi reprimida e as mulheres foram trancadas dentro da fábrica, que foi incendiada. Aproximadamente 130 tecelãs morreram carbonizadas.
O “Dia Internacional da Mulher” surgiu em 1910 durante uma conferência na Dinamarca, em homenagem as mulheres que morreram na fábrica em 1857. Mas somente no ano de 1975 a data foi oficializada pela ONU no objetivo tentar diminuir e, quem sabe um dia terminar, com o preconceito e a desvalorização da mulher.
Podemos dizer que o dia 24 de fevereiro de 1932 foi um marco na história da mulher brasileira. Nesta data foi instituído o voto feminino. As mulheres conquistavam, depois de muitos anos de reivindicações e discussões, o direito de votar e serem eleitas para cargos no executivo e legislativo.
Parabéns às mulheres pelo seu dia. Dentro de todas as virtudes da mulher destaco a sensibilidade. Se mais mulheres ocupassem postos de comando nos países e na organizações, certamente o mundo seria melhor.
“Uma mulher bonita não é aquela de quem se elogiam as pernas ou os braços, mas aquela cuja inteira aparência é de tal beleza que não deixa possibilidades para admirar as partes isoladas.” (Séneca)
Armelino Girardi
Palestrante e consultor em desenvolvimento de pessoas é o criador e mantenedor do portal www.desaposentado.com.br, idealizador e catalisador do Clube dos Desaposentados. É autor do livro “Desaposentado: melhor agora” e co-autor do livro “Agora e sempre a vida é um projeto – Uma visão ampliada da vida”.
Sou muito grata a Deus que me fez mulher e aos Homens que reconhecem os dons da mulher